Pessoal, vou contar um pequeno causo que está acontecendo comigo, queria saber a posição de vocês!
Eu moro com a minha mãe e irmão. Meus pais se separaram há alguns anos atrás. Meu pai se casou com outra mulher, se separou, e agora casou de novo com outra mulher (ferindo os ensinamentos do Bastter de parar de casar tantas vezes). Ele nunca foi controlado com dinheiro. Sempre que ganhava mais, gastava mais, nunca fez poupança. O que aconteceu: ele deu uma biz e uma máquina de lavar para a atual esposa de presença, e um almoço, em uma churrascaria, para uma dúzia de pessoas no dia do casamento. Hoje, ele diz que está em uma situação difícil, com dívidas e etc. Minha mãe me contou e pediu que eu lhe emprestasse dinheiro. Ele não chegou a me pedir. Recusei na hora. Disse que passar a mão na cabeça do meu pai não lhe resolverá o problema, que ele deve mudar seu estilo de vida e começar a gastar menos do que ganha. Ela me chamou de ingrato, disse que eu não tenho gratidão pelo que ele fez por mim enquanto morava com ele. Eu disse que são princípios: enquanto tiver alguém pra socorrê-lo, ele nunca vai mudar, em contrapartida, eu, que poupo, gasto menos do que ganho, invisto, serei prejudicado pelas atitudes conscientes de meu pai? Qual o benefício que eu tenho em poupar, para, depois, socorrer familiar, mesmo que meu pai, sendo certo que, daqui um tempo, isso pode acontecer de novo.
Estou errado? Por ser pai tenho de socorrer sempre que precisar, mesmo que isso não o faça melhorar como pessoa?