Quando a inflação sobe e as taxas sobem, diferente do que dizem os analistas e a mídia e a sardinhada corre atrás - OBVIO - o rendimento da renda fixa CAI, não sobe.
Uma das piores coisas nos investimentos é ficar atrás de oportunidade, pior ainda ficar atrás de oportunidade anunciada pelos analistas e a mídia.
A RENDA FIXA PAGA MUITO MAIS EM TERMOS REAIS QUANDO AS TAXAS DE JUROS ESTÃO BAIXAS DO QUE QUANDO ESTÃO ALTAS!
A RF paga sempre mais ou menos a mesma coisa, acrescida da inflação e o IR é cobrado em cima da inflação que teoricamente é o rendimento maior. O Governo também acredita (claro) que o rendimento está maior e cobra mais imposto, e no fim o JURO REAL que é o que importa fica menor.
Simplificando, o Juro Real é o Juro Nominal, este que te vendem como uma grande oportunidade, menos a inflação.
Simplificando mais ainda porque a conta não é simples assim mas apenas para entendimento:
Taxa = 20%; Inflação 18%; Juros Reais = 2%
Taxa = 8%; inflação 4%; Juros Reais = 4%
No segundo caso os juros reais são o dobro do primeiro, mas no primeiro estará sendo vendido como uma grande oportunidade.
NÃO ESTÁ HAVENDO OPORTUNIDADE NENHUMA EM RENDA FIXA. A RENDA FIXA ESTÁ PAGANDO NA VERDADE MENOS DO QUE QUANDO OS JUROS ESTAVAM MAIS BAIXOS.
Não estou dizendo que não se possa investir em Renda Fixa. Continue investindo em tudo em todas as épocas, Renda Fixa Titulos), Ações, FII, Imoveis, etc. Pare com a fantasia de acertar, determine um percentual para cada investimento e uma vez por mês compre o que o sistema mandar. E o tempo e dinheiro que perde atrás de oportunidades foque no seu trabalho ou vá ao cinema.
A imagem abaixo demonstra exatamente o que eu to falando.
Quem quiser usar o Bastter System para organizar seus investimentos ele é gratuito:
Bastter.com - Bastter System