Ontem um amigo meu com quem tenho conversado muito e tentado converter à filosofia do Buy & Hold me relatou o seguinte:
"Fiquei puto com a corretora, está me cobrando 30 reais por mês de taxa de custódia, pra manter 1000 reais em ações. Não vou aceitar isso. Se continuarem me cobrando, vou vender".
Agora vou contextualizar a parada. O cara havia planejado começar a carteira dele, aplicando todo mês uma quantia fixa. Porém, logo após o primeiríssimo aporte, o imóvel dele desalugou e ele acabou ficando sem como continuar aportando.
Isso já faz alguns meses, mas só ontem ele descobriu que estavam sendo debitados mensalmente 30 reais de sua conta. Foi pego de surpresa e ficou puto, obviamente.
Bem, deste relato podem sair inúmeras críticas e julgamentos, mas não se deem ao trabalho, a maioria de vocês já deve saber como é complicado falar com as pessoas sobre investimentos. Acho que cada um vai seguir o seu caminho e a gente tenta ajudar da melhor forma.
Mas não custa repetir as lições que tentamos ensinar, então seguem alguns pontos que tiro deste relato:
1 - Antes de iniciar uma carteira de ações, tenha sempre um plano concreto, que inclua principalmente aportes regulares. Pois é fato que o investimento em renda variável é operacionalmente mais caro. Se não tiver condições de manter um plano de aportes regulares, melhor ficar na renda fixa.
2 - Nunca, em nenhuma hipótese, comece a investir em RV sem saber das condições operacionais de sua corretora. Não fique sujeito a surpresas desagradáveis. Pesquise, faça as coisas direito e não tenha pressa. Não há motivo para isso, acúmulo de patrimônio leva décadas.
Agradeço no que puderem contribuir.