Pessoal, aprendi bastante aqui pelo forum e alguns blogs pela internet, então gostaria de dar a minha contribuição, pode ser que ajude alguém também.
Decidi abrir iniciar meus investimentos no exterior no inicio de setembro. Primeiro passo foi abrir uma conta em um banco nos EUA, decidir abrir no BB Americas, pois tem as facilidades de poder mandar pela minha conta do BB, pagar somente 0,38% de IOF e spread mais baixo do mercado. Além disso, eu viajo para o exterior com uma certa frequência e faço compras pela internet nos EUA, e o banco ofere saque sem custos em vários lugares dos EUA e do mundo, alem de poder comprar pela internet sem pagar IOF. Então ao viajar será uma complicação a menos na minha vida. (comprar dólar para viajar). Muitos acham o valor de 10 mil USD muito para ficar parado lá e não pagar taxa. Eu encarei como uma reserva de emergencia em uma moeda forte. Se quiser temem pode investir em uns CD que tem la que pagam 1% ao ano mais ou menos.
O processo foi sem intercorrências, enviei os documentos necessários pelo correio, assim que os documentos chegaram, o pessoal do BB Americas entrou em contato, para fazer uma entrevista e explicar algumas coisas em relação ao banco. O atendimento foi muito bom, e falaram comigo em português (para os que tem o ingles enferrujado pode ser uma vantagem). O próximo passo foi enviar o dinheiro pelo próprio internet banking. Voce tem a opção de ir na agencia, mas no meu caso eu so vou em agencia de banco em caso de vida ou morte, portanto mandei online. Você pode mandar ate 4 remessas de 3 mil dólares, a cada 30 dias (não é quando vira o mês).
Dinheiro enviado, conta aberta. Algum tempo depois recebi o cartão de debito em casa. Para ativar o cartão liga para um numero e segue um passo a passo, não fala com nenhum ser humano, tudo eletrônico. Acredito que todo o processo levou em torno de 2 meses (enviar os documentos até a chegada do cartão em minha casa).
Passado os 30 dias para pode enviar dinheiro novamente, enviei mais 10 mil USD para abrir a conta na Interactive Brokers. Escolhi essa corretora pelas menores taxas do mercado, ser muito bem conceituada e operar em 16 países diferentes. Cada ordem tem uma comissão minima de 1 dólar, e a custodia é de 10 dólares e cada ordem vai sendo abatida da custodia. Ou seja voce pode realizar 10 compras por mês e pagar somente 10 dólares da custodia. Caso você tenha 100k na conta não é cobrada custodia e voce irá pagar somente a corretagem.
O processo de abrir a conta na Interactive Brokers (IB) é muito fácil, todo online e levou cerca de 2 dias úteis.
Depois de aberta a conta na Interactive Brokers e com o dinheiro na conta do BB Americas, realizei um ACH iniciado pelo site da IB. Não fui cobrado nenhum tipo de taxa. O dinheiro demora cerca de 1 semana para ficar disponível para trade. (essa era uma duvida minha, se iria ser possível realizar o ACH, alguma pessoa aqui do forum falou que não era possível para não residente, mas consegui sem problemas)
Hoje após iniciar tudo no inicio de setembro, realizei minhas primeiras compras na IB. Fiz 10 compras, todas a 1 dólar de corretagem. Proximo mês compro mais 10. O bom é que vc consegue montar um portfolio diversificado rapidamente, pois da para fazer 10 compras por mês, e diluir o preço médio, não concentrando suas compras em um so dia (tentando acertar a entrada...).
Resumindo, essa foi a minha experiência até aqui. Espero que ajude alguém. Realmente não há motivo para não investir no exterior alegando dificuldade com os custos. Para mim no momento a maior dificuldade ainda esta por vir, que será a declaração do imposto de renda. Hehehehe. Espero que não seja tão ruim quanto parece.
Abraço.
Obrigado @Huoya pelo belo trabalho como moderador.