A Demonstração do Fluxo de Caixa é um dos principais instrumentos que possibilita uma visão singular e representativa da situação econômica da empresa.
Como investidores, buscamos empresas com forte geração de caixa. Mas como identificar uma forte geração de caixa?
Para me ajudar a entender melhor como encontrar empresas com essa característica, busquei na literatura técnica alguns indicadores que utilizam o FCO – Fluxo de Caixa Operacional. Após separar o joio do trigo, selecionei os indicadores abaixo, pois, na minha opinião, agregam valor às analises extraídas dos quadros da Bastter.
1) Cobertura de dívidas de curto prazo = FCO / Passivo Circulante
Obs: Uma vez que as exigibilidades (e dívidas) são pagas com caixa, acompanhar a liquidez da empresa por meio do seu caixa é mais significativo do que acompanhar por meio da relação Divida liquida/EBITDA, pois o EBITDA é regime de competência. É possível uma empresa apresentar forte lucro líquido e Ebitda, um bom ROE e, ainda assim vá à falência. Isto pode ocorrer devido a um fluxo de caixa não consistente
A literatura indica que empresas saudáveis possuem a relação FCO / Passivo Circulante superior a 0,4.
2) Cobertura de dívidas de Longo Prazo = FCO / Passivo Total
Obs: É considerado na literatura um indicador útil para prever falências. A fórmula invertida significa o número de anos que a empresa levaria para pagar toda sua dívida considerando o seu FCO atual.
3) Cobertura de Dividendos = FCO/(Pagamento de dividendos ou JSCP)
Obs: Demonstra a capacidade da empresa em realizar o pagamento de proventos com base no FCO
4) Cobertura do Investimento = FCO/CAPEX
Obs: O indicador avalia a capacidade da empresa em financiar a sua expansão com recursos próprios. Indicador menor que 1 revela a necessidade de recorrer a recursos de terceiros.
5) Retorno Total = FCO/(FCF+CAPEX)
Obs: mede a geração de caixa para aplicação nas atividade de financiamento e expansão/investimentos
6) Retorno sobre a Receita = FCO/Receita Liquida
Obs: mede a capacidade da empresa em gerar caixa em relação às suas vendas. Significa o percentual de realização financeira sobre as vendas, isto é, mostra o quanto das vendas são convertidos em caixa, Quanto maior o índice, menos problemas de liquidez e insolvência terá a empresa.
---------------------------------------------------------------------------
Apenas para efeitos de estudo, montei um quadro com os indicadores acima para a MDIA3. Achei que ficou bem interessante e me ajudou a analisar melhor a geração de caixa da empresa.
Nesse sentido, considerando que todas as variáveis para a elaboração dos indicadores citados já se encontram nos quadros da Bastter, sugiro aos foristas um debate sobre a relevância destes indicadores e, caso sejam de fato interessantes, adicionar alguns deles aos quadros de ações da Bastter.
Obs1: Talvez esses indicadores não funcionem tão bem para alguns setores, como construtoras por exemplo...
Obs2: O objetivo eh criar indicadores com base no Fluxo de Caixa para auxiliar a analise das empresas e não substituir o estudo e entendimento completo do case da empresa, o que eh imprescindível. Analisar empresas é uma arte, não matemática!