Então galera, gostaria de escutar a opinião de vocês e discutir sobre o assunto.
Acredito que a minha opinião sobre BOVA11 (ETF de Ibovespa) é um pouco diferente do pessoal aqui do fórum: Sim, eu acho válido ter uma parte da carteira de RV alocada nesse ativo.
Bem, o argumento é simples do porquê dessa crença:
- Supondo que o mercado seja razoavelmente eficiente, ou seja, supondo que o mercado precifica razoavelmente bem os ativos, os custos para tentar ter resultados significativamente melhores que uma simples pulverização através do ETF não se justificam.
Obs: quando me refiro a custos, são custos financeiros e corretagem e custo de tempo de análise das empresas.
- Um argumento muito utilizado é "Ah, mas o Ibov é cheio de tranqueiras! Quando eu monto minha carteira eu tiro as tranqueiras e fico só com as empresas boas". O grande problema desse argumento é que algumas tranqueiras viram empresas boas, e algumas empresas boas viram tranqueiras, principalmente em um horizonte de tempo grande (quase infinito) do buy n hold. Esse fator faz com que, na média, os retornos convirjam para uma carteira mais pulverizada.
- Obs: Nada contra ter uma carteira "ativa", onde cada um escolhe as empresas que querem ser sócios, mas também não vejo problemas em ter uma parcela da carteira em algum ETF de Ibovespa ou algum outro índice amplo de mercado.
À não demonização do BOVA11! rsrs