Cliente também terá a opção de usar câmbio da data de compra CONVERSÃO
A partir de agora, quem tem cartão de crédito nacional poderá fazer compras em sites estrangeiros na internet. Essa possibilidade foi aprovada, ontem, pelo Banco Central (BC). Até então, só era possível fazer esse tipo de operação com cartão de crédito internacional.
Outra mudança, que também já está valendo, é que os emissores de cartão internacional poderão oferecer ao cliente a opção de pagar a fatura pelo valor de conversão do câmbio da data de compra do bem ou serviço em moeda estrangeira. Antes, essa conversão para reais só era feita na data de fechamento da fatura.
"A adoção dessa sistemática está condicionada à oferta pelo emissor do cartão e à aceitação do cliente. A opção de pagamento pelo valor equivalente em reais na data do pagamento da fatura será mantida", frisou o BC.
Para o professor de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Samy Dana, são duas boas notícias para o consumidor. Ele destacou especialmente a opção de pagamento da fatura com a cotação da data da compra.
- Quando o cliente compra produto fora e não converte imediatamente em reais, está exposto à variação do câmbio. Isso diminui o risco e a imprevisibilidade da fatura - afirmou.