Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a segunda-feira recuperando as perdas que registraram na maior parte do dia em meio a um novo dia de queda na cotação do petróleo. A recuperação se deu com o discurso da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, que falou em renunciar ao cargo, o que poria fim a uma crise política no país.
Europa
Os mercados acionários da Europa operam no vermelho nesta terça-feira. Os investidores demonstram grade preocupação com a reunião da Opep, marcada para amanhã, que pode levar recuperação do preço do petróleo. Além disso, os investidores estão cautelosos com o referendo o dia 4 de dezembro na Itália, que pode aprovar uma série de mudanças na constituição do país, incluindo o sistema político e eleitoral.
EUA
Os índices futuros das bolsas americanas indicam que a jornada deverá começar sem uma definição clara nos rumos dos negócios. Para a terça-feira está agendada a divulgação do PIB dos EUA do 3º trimestre, resultado que deve confirmar a recuperação da economia americana no período. Paralelamente a isso, o mercado está com as atenções voltadas para os dados do mercado de trabalho, que serão divulgados nos próximos dias.
Brasil
A pauta política deve dominar as atenções nesta terça-feira, com o governo realizando ofensivas para abafar a crise política gerada com a saída do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero. Deve ser leva a votação, no plenário do Senado, a PEC do Teto dos Gastos. A expectativa do governo é de aprovar a medida com uma grande margem.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo