Este é um relato pessoal, que reflete uma opinião minha, que muitos podem discordar. Mesmo assim, segue para fomentar o debate.
Hoje fui cadastrar uma ordem de compra na corretora, quando vi que o preço de mercado da ação que eu ia comprar estava quase 10% acima do preço do último negócio.
Sei que somos ensinados a não olhar essas coisas, eu mesmo geralmente não ligo, mas neste caso a diferença estava muito alta. Fazendo as contas, vi que se eu colocasse na ordem o preço do último negócio, conseguiria comprar uma ação a mais com o dinheiro que estava na conta.
No final das contas deu certo. O mercado abriu e em menos de 20 minutos a ordem foi totalmente executada e eu comprei uma ação a mais do que teria comprado se batesse a mercado.
Mas aí vocês já pensam: "Mas e se desse errado? E se a ação abrir em alta e sua ordem não for executada?". Bem, neste caso eu simplesmente altero a ordem e aceito comprar mais caro. Inclusive isso também já aconteceu comigo uma vez.
Na minha opinião, é importante atentar para essas diferenças muito grandes. Em apenas uma compra não faz diferença, mas nas centenas de compras mensais feitas ao longo da vida, pode fazer.