Prezados amigos, estou cogitando aderir ao Funpresp, mas tenho receio de ser uma loucura ou não ter compreendido adequadamente a sistemática.
Sou servidor publico federal desde 2010, tenho 34 anos e apenas 6 anos de contribuição ( So fiz estagio ate meus 27 anos).
Atualmente contribuo para o RPPS com 11 % sobre o total dos meus rendimentos mensais, que passam de do dobro do teto do RGPS.
A idéia e a seguinte, aderir ao Funpresp e começar a contribuir com 11% sobre apenas o teto do RGPS. O excedente, apesar de ter que pagar IR (27,5%), eu iria aplicar por conta própria, em valor, como manda o figurino.
Enfim, eu faria a adesão ao Funpresp par passar a contribuir com apenas 11% sobre o teto do RGPS, mas não contribuiria em nada para o Funpresp propriamente dito. Aplicaria o dinheiro ”a mais” que passaria a receber liquido por conta própria.
A idéia seria basicamente “melhor um passarinho na Mao do que dois voando”. Tenho mais 30 anos de serviço publico pela frente ate me aposentar, em tese, com salário igual ou muito próximo ao final da ativa. Isso se as regras se mantiverem. Ocorre, entretanto, que as regras ate la com certeza já terão mudado, e com certeza para pior (para muito pior, na minha opinião).
O que vcs acham? Existe a possibilidade de fazer o que pretendo? Consegui explicar a minha intenção ? Alguém com a mesma ideia? To viajando? To mal informado sobre a legislação e o funcionamento do Funpresp? Vale a pena, assumindo que as regras vão mudar pra pior?
Aceito voadoras ! rs