Pessoal,
Notei que nas últimas semanas, começaram a aparecer algumas carteiras com um fundo bem "esquisito": o RBBV.
Primeiramente, já me pareceu curioso o fato de que muitas das pessoas que colocaram o fundo na carteira nem seguem a página específica dele. Se quer ser sócio dele, porque não usa a página dele?
Então vamos começar a separar as questões:
1 - Você está nesse site justamente para se afastar da manada. E não para seguir o que os outros falam.
2 - Nunca soube de alguém que tenha enriquecido com base no palpite dos outros.
3 - Esse fundo é de desinvestimento. Ou seja, está focado na venda do seu patrimônio, que é uma estrutura com o qual o iniciante tem que ter muito cuidado. Não vejo motivo para ter um fundo em uma carteira com menos do que 10-20 ativos.
4 - Não é um fundo do qual se possa ser "sócio" para o longo prazo, já que ele tem data para acabar, por ser um fundo de prazo definido.
Parece que o que está atraindo essa atenção dessas pessoas é o fato de que esse fundo tem uma rentabilidade mínima garantida, de IPCA+1%a.a. em relação ao preço de emissão. Levando em consideração o preço atual do ativo - bem abaixo do preço de emissão - essa rentabilidade estaria atrativa.
Vamos novamente separar as questões:
5 - O preço baixo não significa que o fundo esteja "barato"
6 - A performance de vendas do fundo está bem abaixo do que era esperado. Isso pode ser uma das explicações para a baixa dos preços
7 - Na estruturação do fundo, foi incluída uma opção de venda. Caso o fundo não consiga vender as unidades no ritmo e preços previstos, o fundo pode exercer essa opção e vender as unidades ao empreendedor a um preço tal que garante a rentabilidade rentabilidade mínima.
A grande pergunta é: quem garante a rentabilidade mínima? Ou seja, caso o fundo exerça sua opção de venda, terá o empreendedor saldo em caixa para honrar esse valor? Alguém já olhou quem é o empreendedor? E como está sua saúde financeira? Quem incluiu - ou pensa em incluir - esse fundo na carteira - já buscou isso?
Sei que essa discussão vai se alongar, mas quero ouvir vocês. Quem já pesquisou isso? A quais conclusões chega?
Informação Bônus:
8 - O empreendedor tem opções de compra pelo mesmo preço e pelo mesmo vencimento. Ou seja, ao mesmo tempo em que a Opção de Venda garante ao fundo uma rentabilidade mínima, a opção de compra limita essa mesma rentabilidade como máxima. É piso e teto.
(Para quem gosta de opções, é o que costuma se chamar de um "Box de três pontas", um dos tipos da chamada "Renda Fixa Sintética)