Colegas,
Sou casado e com uma filha.
Possuo um único apartamento que tem uma ótima localização, mas que é antigo em relação aos empreendimentos disponíveis na região.
A crise imobiliária e o constante lançamento de prédios mais novos próximos ao meu levaram a uma diminuição do preço do apartamento nos últimos anos. Atualmente, acredito que o valor de venda seria em torno de 300k.
O meu apartamento é reformado, mas o prédio tem tido dificuldades de se manter conservado, especialmente em razão da má gestão dos síndicos e pelo perfil dos moradores, a maioria pessoas mais velhas ou inquilinos que não têm qualquer interesse em investir ou gastar na melhoria e conservação do prédio.
Enfim, eu gostaria de me mudar para um apartamento um pouco maior, mas mais novo e moderno, com mais atrativos de lazer.
O problema é que o meu apartamento está com um déficit de preço muito grande em relação aos apartamentos novos, o que leva à situação de que, para comprar um apartamento 30 metros maior, eu teria que acrescentar, pelo menos, uns 250K a mais ao valor da possível venda do meu, fora o dinheiro para mobília, já que o apartamento é novo. Neste caso, eu teria que financiar a diferença.
Cogitei as seguintes possibilidades:
1-Vender o meu apartamento pelos 300k sem intermediários e financiar a diferença para comprar um novo, tendo que gastar com mobília e todas as demais despesas de aquisição
2-Vender o meu apartamento, investir o dinheiro e alugar um apartamento do porte que me interessa, que custaria entre 2300 a 3000
3-Alugar o meu apartamento e alugar o apartamento que quero. O problema neste caso é que, por ser um prédio antigo, o condomínio é alto e, para conseguir alugar, o valor do aluguel é em torno de 1400 a 1500, menos do que a rentabilidade atual da caderneta de poupança teria sobre o valor arrecadado na venda
Comecei minha vida de poupador/investidor há cerca de dois anos e não tenho muito dinheiro ainda em investimentos. O meu bem de maior valor monetário é o meu apartamento.
O que vocês acham?