Pessoal, preciso de uma ajuda dos que entendem bem desse assunto.
Na verdade, eu nunca nem pensei em ter um carro blindado, justamente porque sei o quanto isso vai custar caro e piorar muito a experiência com o veículo. O peso extra vai acabar com o carro, tanto é que o mercado precifica isso desvalorizando muito.
Além disso, imagino que seguro seja mais caro, que as montadoras retirem a garantia de fábrica, entre outros. O consumo de combustível deve subir muito também, enfim, um carro blindado pra mim é uma porcaria.
Acontece que minha esposa, que é médica, tem várias amigas médicas que só compram carros blindados, só que usados. Eu já tinha convencido ela de quão ruim é isso, mas sabem como é, ela fica andando por aí com nossa filha na cadeirinha e morre de medo de um dia ser assaltada e o bandido sair com o carro sem que ela tenha tempo de retirar a nossa filha. Isso realmente é algo que me aterroriza um pouco também, mas eu não fico pensando nessas coisas. Só que além do argumento material, eu não tenho outros argumentos, pois essa questão é aquela do tipo que se um dia acontecer, ferrou totalmente. Além da parte trágica, vai ficar aquela de que poderia ter feito algo e deu mais valor ao dinheiro, enfim, é uma bosta.
A ajuda que preciso é o seguinte: até onde eu sei, carro blindado usado não vale nada porque além do desgaste mais acelerado de tudo, a blindagem em si vai perdendo eficácia, de forma que a pessoa vai pensar que está protegida mas não estará.
Todas essas amigas dela compram o carro com o mesmo cara, pois justamente acham que encontraram essa opção de fugir do altíssimo valor/depreciação de mandar blindar um carro novo. Eu acho que isso é uma ilusão, mas gostaria de opiniões.
Outra, nunca vi carro usado mesmo (diferente de semi novo) sendo vendido com blindagem, então eu não sei qual é o destino de um carro com 5 ou mais anos de uso que foi blindado pode ter. Imagino que chegue a não vale exatamente nada, ou estou enganado?
Hoje meu raciocínio é que: se eu resolver ter carro blindado, toda troca de carro será como a compra de um carro novo integral, ou seja, não vou pegar nada no usado e ainda terei o custo da blindagem. É isso mesmo?
Moro em São Paulo.
Obrigado.