Bom dia,
Gostaria de tirar uma dúvida com relação à um empréstimo que fiz a uma da minha família.
Eu tenho um tio que tem uma dívida de R$7300,00 comigo.
O problema é que, antes, eu tinha emprestado R$5000,00 para a minha avó que quando teve o dinheiro para me pagar, repassou para o meu tio porque ele disse que precisava e tals, e a dívida que era entre eu e minha avó, acabou ficando entre eu e meu tio.
Acabou que neste ano não apresentei declaração porque não era obrigado (o que foi uma burrice) e a dívida aumentou os R$2300,00 restantes.
Só que eu peguei o dinheiro no caixa e depositei na conta corrente e nem guardei o comprovante, porque nem sabia que iria precisar.
A grande dúvida é:
Como vou declarar isto na declaração do ano que vem sem esses comprovantes? Se eu cair na malha fina, não terei como explicar nem o aumento de capital e nem como fiz o repasse.
Obs.: Aproveitando a oportunidade...
Este empréstimo tem um juros. Pelo perguntão da RF tenho que recolher o IR mensalmente, mas quando coloco pra calcular no Carnê-Leão, ele não dá valor algum. É assim mesmo? O programa é burro assim mesmo? Eu que tenho que calcular e gerar no site?
Grato pela atenção de todos.