Oi pessoal,
Estou estudando bastante por esses dias, vendo os videos aqui do site, lendo os livros, etc...
Me surgiu uma dúvida e gostaria que pudessem me direcionar nisso...
Entendi toda a parte de CONSTRUÇÃO do patrimônio:
-Em relação a estudar e investir em empresas de valor
-Não se preocupar com as altas e baixas da bolsa
-Não ficar girando patrimônio
-Entendi também sobre focar no meu trabalho, poupar uma parte do que ganho e aplicar consistentemente
-Sempre reinvestir os dividendos para gerar mais valor
OK
Vejo muitos tópicos e ensinamentos sobre como CONSTRUIR o patrimônio.
Essa minha dúvida aqui é focada em como UTILIZAR o patrimônio que já foi construído.
Vamos supor que sigo essa metodologia por anos e vou acumulando patrimônio até atingir a independência financeira ou aposentadoria. Vamos supor que esse seja o objetivo e quero usufruir desse patrimônio.
Quando atingir um determinado valor, vamos supor R$1M, R$2M, R$3M sei lá alocados em ações, Fiis e renda fixa, por exemplo também...
Qual seria a forma mais inteligente de utilizar esse patrimônio para viver?
-Utilizando os dividendos das ações e os rendimentos mensais dos Fiis?
-Vendendo toda a parcela de ações (ou pelo menos boa parte dela) e aplicar em algo que renda rendimentos mensais (Fiis)?
-Vender tudo que é renda variável e aplicar em algo menos agressivo ou arriscado que ações e ir retirando mensalmente o que precisa para aquele mês?
Sei que pode ser algo bastante pessoal, mas gostaria de saber se existe algum ensinamento aqui da Bastter em relação a isso.
Até o momento não achei nenhum video ou estudo em relação a esse assunto, se puderem me indicar algum material eu agradeceria!
Muito obrigado!