Estou prevendo um pequeno problema que terei com o BS.
Em renda fixa eu determino que terei 80% em NTNBP e 20% em LFT (só exemplo, não é essa a minha divisão real). Então coloco como objetivos 80% em Tesouro IPCA 2035 e 20% em Tesouro Selic 2021. O problema é que daqui a alguns anos (provavelmente em 2019) o tesouro vai deixar de vender Tesouro Selic 2021 e passar a vender Tesouro Selic 2025 (ou 2024 ou 2026, sei lá).
Aí se eu zerar meu objetivo em Tesouro Selic 2021 e colocar 20% em Tesouro Selic 2025, inevitavelmente ficarei com mais de 20% em LFT.
Um possível “workaround” seria toda vez que fosse aportar em renda fixa, colocar no objetivo de TS2021 o percentual exato que ele representa na minha carteira de RF naquele momento, por exemplo 13%, e colocar a diferença entre 20% e esse percentual no TS2025, ou seja, 7%. Mas isso teria que ser feito manualmente e seria bem chato.
Uma outra forma, e essa é a minha sugestão na falta de uma ideia melhor, seria na aba RF criar “sub-abas”: NTNBP, NTNB, LFT, LTN, NTNF, Outros. Aí no meu exemplo eu colocaria 80% em NTNB e 20% em LFT. E dentro de cada aba eu inseriria os títulos individuais e suas percentagens (seguindo o meu exemplo, na aba NTNB eu colocaria o NTNBP2035 com 100%. Na aba LFT eu colocaria o TS2021 com 100%. Quando o tesouro deixasse de vender TS2021 e passasse a vender TS2025, bastaria adicionar TS2025 com 100% e deixar TS2021 com 0%.
Provavelmente quem tem LFT 2017 na carteira já está passando por algo parecido e poderia dizer como está fazendo atualmente.
O que acha da ideia @Fernando47?
Sim, ficou um textão. É difícil explicar o que estou querendo. Vai adicionar mais uma camada de complicação na aba RF. Não sei se é fácil de implementar, computacionalmente falando. Enfim, se acharem que é trabalho demais para problema de menos podem ignorar a sugestão. :)