Plano de previdência comentada em 09/01/2017 22:03 Renda Fixa derras em 06/01/17 15:48 comentada em 09/01/2017 22:03 Tenho visto muitas críticas do site com relação a planos de previdência. Eu trabalho na Petrobras e tenho um plano opcional gerido pela Petros, o PP-2 (diferente do plano PPSP que vem aparecendo na imprensa nos últimos anos). Nesse plano, de contribuição variável, faço a contribuição mensal conforme percentual de meu salário e a empresa deposita o mesmo valor. Esse percentual possui um teto de acordo com a idade da pessoa. O beneficio é calculado com base em tudo que você acumulou e os rendimentos do período.Fora isso, tenho minha RE e meus investimentos, conforme preconiza o site, para não depender de nada para ter minha aposentadoria no futuro. A gestão da Petros e os recentes escândalos envolvendo o plano PPSP (que é de beneficio definido) tem me feito pensar bastante se continuo com o plano. Tenho a opção de sacar o valor depositado por mim a qualquer momento, mas perco o valor depositado pela empresa, e o plano tem informado sempre rendimentos acima da inflação. A questão é que é complicado confiar nesses dados emitidos, gerando insegurança de que este dinheiro esteja bem aplicado, por outro lado, há o medo de largar isso, não ter a contrapartida da empresa no deposito (que por si só já é um "rendimento") e no futuro sentir que larguei um bom negócio por um medo que não tem embasamento nos informativos do plano.O que acham? Devo ao menos reduzir o percentual de contribuição(tenho essa opção uma vez por ano)?