Imagine bitcoin como um email, só que em vez de enviar uma mensagem, você envia dinheiro.
para utilizar (enviar/receber) seu email você precisa de algum "sistema", por exemplo gmail, yahoo ou outlook, ig, bol (pode ser instalado no pc, celular ou via navegador)
No bitcoin esse "sistema" é chamado de WALLET (carteira), assim como no email, existem vários tipos de carteira (web, no celular, no computador etc),
portanto para enviar e receber bitcoins você precisa "instalar" uma carteira no seu computador, celular ou acessar uma via web.
Cada carteira vai ter uma CHAVE PUBLICA e uma CHAVE PRIVADA
CHAVE PUBLICA é o equivalente ao endereço de email'.
Essa chave publica você pode divulgar pra quem quiser, é o 'endereço' que voce vai passar para alguém te enviar dinheiro.
exemplo de chave publica: 1M5inNe81wqiM4dJddDYLyma5arVk9Yanm
CHAVE PRIVADA é a "senha" do email, essa chave deve ser guardada apenas por você e NUNCA deve ser divulgada,
**QUALQUER PESSOA COM A CHAVE PRIVADA PODE ROUBAR TODOS SEUS BITCOINS**
Exemplo de chave privada: 5KGLdFwZFJtkr3XGGZFTSd475j7CxjbJSkZXyxi54sGnBWjd8Kc
na verdade voce não precisa decorar a chave privada, as wallets ja trazem um sistema de backup e voce terá que guarda um conjunto de 12 palavras.
Se voce perder o celular e nao tiver backup voce perde todo seu dinheiro. Se tiver backup pode reaver ter acesso normalmente.
A grande jogada do bitcoin é essa: com minha chave publica acima, qualquer pessoa do mundo pode me enviar 'dinheiro' DIRETAMENTE na minha conta,
sem saber meu nome, pais, CPF, sem passar por nenhum banco, governo ou intermediário.
O dinheiro sai de uma carteira e aparece na outra que instantaneamente.
Existem outros servicos para voce pagar um estabelecimento com NFC usando o saldo bitcoin, ou um cartão de debito alimentado com bitcoin.
as possibilidades sao infinitas.
exeplos de wallet utilizadas
desktop: Armory
Android: Mycelium
Online: Bitgo
existem outras possibidades de wallet offline (COLD), como hardware ou papel, essas são impossíveis de hackear pois não ficam na rede, mas não vem ao caso.
Depois faco um exemplo na pratica usando Mycelium e explico como comprar bitcoin para sua carteira.