Ásia
As bolsas de valores da Ásia encerram a segunda-feira com ganhos, na maior parte das praças do continente. Os investidores repercutiram na sessão o bom pregão de sexta-feira em Wall Street, quando mais uma vez o Dow Jones chegou a operar acima dos 20 mil pontos. No final do dia, o Nikkei, de Tóquio, foi uma das exceções, fechando no vermelho.
Europa
Os mercados acionários da Europa operam com cautela nesta segunda-feira, oscilando entre altas e baixas. O resultado de momento é resultado da divulgação de novos dados da economia europeia, bem como da volatilidade do mercado de commodities, especialmente do petróleo.
EUA
A segunda semana do ano ainda não traz grandes movimentações na agenda apesar de alguns indicadores merecerem grande atenção dos investidores. É o caso, por exemplo, do índice de preços ao produtor e também das vendas do varejo. Esses indicadores servem de termômetro para que o mercado tente antecipar os próximos passos do Federal Reserve.
Brasil
Com a cena política ainda em segundo plano, a agenda econômica merece maior destaque na semana. Será conhecido, na quarta-feira, o resultado final do IPCA de 2016. Além disso, no mesmo dia, o Copom divulga o resultado de sua primeira reunião do ano.