pessoal, um amigo me convidou para entrar como sócio dele em um e-commerce de acessórios masculinos que já tem 2 anos. Ele quer diversificar os produtos vendidos, melhorar a logistica de entrega e devolucao de mercadoria, fazer social media e contratar umas duas pessoas para ajudar com as encomendas. Ele não tem todo o dinheiro necessário para investir no momento e nao quer fazer empréstimo no banco por conta dos juros, sendo assim, ele me ofereceu essa sociedade. A loja não é a única fonte de renda dele, mas vem crescendo.
eu ainda não respondi a ele, mas eu não gostaria de participar da administracao da empresa. o que eu quero é investir e colher os resultados, se existirem pq sei que tudo pode dar errado. eu nao quero participar da administracao pq eu ja estou abrindo uma empresa de TI e quero me concentrar na administracao da empresa que estou abrindo sozinho.
Juridicamente, como se faz essa sociedade? Como fica a declaracao de imposto de renda (eu ainda vou ser empregado de outra empresa)? ele tem aquele MEI (nao lembro se é a sigla correta, mas é para o pequeno investidor e sozinho).
eu tbm nao respondi a ele pq estou estudando o assunto, entrei no site do sebrae e li topicos anteriores aqui na bastter sobre sociedades, mas ainda não sei como serão as contrapartidas ou qual porcentagem terei dos ganhos da empresa. eu primeiro quero entender como fazer contrato, se existe este "socio que nao administra" (a empresa nao tem acoes ;p), etc.
de antemao, obrigado a todos que responderem.