Estou há uns 3 anos na bolsa, mais um pouco no Tesouro, poupo desde quando recebia mesada dos meus pais, atualmente poupo mais de 50% de minha renda.
Hoje caminho meio que no automático rumo a uma vida financeira mais tranquila no futuro, com a poupança sendo construída naturalmente.
Tenho uma carteira com cerca de 20 empresas, tesouro balanceado entre curto médio e longo prazo, reserva de segurança pra uns 2 anos de despesas. Iniciei aos poucos os estudos para começar nos FIIs. Já tenho patrimônio imobiliario que considero hoje como adequado.
Aí vem a pergunta, que a primeira vista pode ser encarada como manadisse.
O que vcs acham de diversificar um pouco do patrimonio (sei lá, 10% a 20%) em Fundos de Investimento com histórico longo de resultados expressivos?
Falo em Fundos tipo o Verde do Stuhlberger os Fundos da Dynamo. Coisa de 3.000% de resultados acumulados nos últimos 20/25 anos (contra sei lá, 500% da Bovespa - chute). Fundos focados em valor assim como o site preza. (não sei se já viram as cartas pros investidores da Dynamo, que são espetaculares.
Ok, vcs vao pensar e falar, mas a Bovespa tem um monte de lixo, mas a taxa de adm do fundo é alta, é outra pessoa que tá gerenciando seu dinheiro, não pode confiar em desempenho passado, olhou rentabilidade e preço é trade.
Beleza. Concordo. Mas não dá pra brigar com um histórico desses. Os Gestores desses tipos de fundo são caras foras de série. Caras com capacidade em certa medida muito superiores ao do pequeno investidor.
E é um lema do site... é mais fácil uma empresa boa continuar boa do que uma ruim virar boa... Ou seja, o fundo de investimento em valor com um histórico grande (20 anos) de ótimos resultados "tende" a manter bons resultados no futuro.
Isso me veio na cabeça esses dias. Vocês já pararam pra pensar sob esse aspecto?