Bom dia pessoal
Passo por aqui para deixar a transcrição que realizei do vídeo: O Besteirol do "quero que o preço desabe para comprar mais barato...", cujo link do vídeo é:
------------
Observação: Procurei transcrever de forma a preservar a mensagem do vídeo então, durante o texto, você encontrará alguns colchetes onde achei necessário detalhar alguma parte. Apesar de ter revisto o texto, não posso garantir que eu tenha esquecido alguma palavra, apesar de ter tentando não fazê-lo, mas caso positivo, não causa prejuízo ao entendimento global do texto.
------------
Transcrição:
Então pessoal, eu queria falar aqui de um assunto que se repete muito e que é uma besteira que a gente ouve todo dia
É o tal do: "Ah, que bom se desabar que eu vou comprar mais barato", tem poucas besteiras que se repetem tanto na bolsa principalmente para quem é sócio
Então o Mille, que é um verdadeiro gênio na análise de empresas, ele falou uma frase espetacular que é assim:
- "SÓCIO TEM DE QUERER COMPRAR CADA VEZ MAIS CARO - Mille"
Esta frase é espetacular!
E é assim um tapa nessas baboseiras que falam por aí...
Então o que você quer como sócio, é pegar por exemplo - eu não estou dizendo que é agora, que possa ser indicação, eu não sei o futuro, pode acontecer qualquer coisa, mas o que você quer como sócio é pegar uma empresa como essa, a Ambev, e se você começou a comprar em 2001, você vai comprar cada vez mais caro, não tem jeito!
Então você vem comprando desde 2001, olha aqui o gráfico de cotação [foco no gráfico lucro x cotação], você vai comprar cada vez mais caro e é assim que você vai ganhar ou você acha que você vai ganhar, por exemplo, vou dar um exemplo aqui:
[pesquisando pela ação INEP para mostrar como exemplo]
- "Ah, que bom, desabou, vou comprar mais barato!": assim... é impressionante a quantidade de besteira que as pessoas repetem...
pegue aqui... vamos no gráfico mesmo, que vai ficar mais fácil,
Então, olha o gráfico mensal da Ambev, você vai comprar cada vez mais caro!
E o pior é numa empresa que faz isso, aí tem esta quedinha aqui, fica todo mundo histérico, então é assim que você vai ganhar, preço médio para cima, se você é sócio é assim que você vai ganhar
- "Ah não, eu gosto quando desaba porque eu vou comprar mais barato", está aqui: [mostrando gráfico de outra ação], INEPAR, por exemplo, começou a comprar aqui (nos 54,00) e agora está comprando a 1 real... que bom!? é uma "beleza" quando desaba...
Isto é uma das maiores besteiras que falam, e pior: é como se o mercado fosse banco mobiliário, ou o que fosse e é pior do que isso, o pensamento mágico é o seguinte: o mercado é um local maluco, que pega a melhor empresa do mundo e faz o preço desabar, para eu poder comprar mais barato e depois o preço subir de novo!
Vamos pegar a OGX por exemplo, a OGX caiu de 23 pra 1 real, " - Ah, Bastter, mas eu posso comprar e voltar e não sei o quê...", a ação não caiu de 23 para 1 real de graça, de brincadeirinha do mercado, ou porque o mercado está de mau-humor com ela, ou porque não gosta, ou está de mal...
A ação caiu de 23 para um real por problemas graves na empresa
Pode cair, no curto prazo, num dia, por questões de fluxo, a variação de curto prazo é fluxo, então em um dia vai cair por questões de fluxo, mas em dois anos cai de 23 para 1 é porque tem algo grave acontecendo com a empresa!
E pode voltar? claro que pode voltar.. tudo pode, mas não vai voltar sem mudanças na empresa!
Então quando uma ação desaba, não em um dia, cai num dia, mas quando desaba - não estou falando de crise de 2008, crise sistêmica, daí é outro papo, caiu tudo porque tem uma crise sistêmica mundial -, quando não está havendo uma crise sistémica, [ou seja] é uma coisa específica e a ação desaba em, sei lá, em três anos de 40 reais pra de 10 reais está acontecendo um problema grave da empresa, a empresa não é boa!
Então você não se dá bem sendo sócio de uma empresa que não é boa, só porque o preço desabou...
Então fica essa baboseira quando desaba e além do mais é uma enganação porque na verdade o que você deveria fazer é aprender a não olhar a cotação! É olhar o lucro!
Você chega aqui na INEPAR [observando o quadro da ação] e os lucros não são consistentes, anos com prejuízos ou lucros pequenos, aí você vai ver a cotação não sai do lugar em 11 anos.
Quando você chega na Ambev, você vê os lucros cada vez maiores, extremamente consistente, [portanto] a cotação dispara então o que você tem que aprender quando você é sócio é: parar de olhar cotação, parar de olhar notícia, para de olhar histerismo e só acompanhar os dados da empresa.
Mas aí o sujeito fica histérico com cotação quando está desabando, e aí quer se enganar que aquilo é uma coisa boa!
- "Ah não, mas eu vou comprar mais barato!"
Vamos deixar essa frase do Mille que é espetacular:
"SÓCIO TEM DE QUERER COMPRAR CADA VEZ MAIS CARO - Mille"
e aí vem a outra maluquice, ... , o sujeito tem cinqüenta mil reais na ação, aí desaba e ele compra 500 reais
"Oh, hãã", não faz a menor diferença!
Ah não, se desabar vou comprar 100 mil reais...
aí, meu amigo, é TRADE, não é certo e nem errado mas é outra coisa
Se você tem 50 mil reais em uma ação quando desaba você compra 100 mil então é trade!
Aí você deveria estar estudando trade e desenvolvendo, uma técnica de trade, não tem nada de errado,
você pode ganhar ou perder fazendo Buy&Hold
você pode ganhar ou perder fazendo trade
mas você sempre vai perder quando mistura!
Porque o que é que o pessoal faz?
o pessoal compra, "ah, vou ser sócio da xxxx" - não tem nada a ver com certas empresas é um exemplo -
aí xxxx está a 50, aí quando xxxx... vou ser sócio não, desculpa, vou fazer um trade da xxxx que está a 50
aí quando xxxx chega a 45 bateu o stop, daí o cara faz preço médio e compra mais
aí xxxx vai a 40, bateu o stop, mas aí o sujeito não "stoppa" porque ele não sabe fazer trade e não sabe o que está fazendo, aí ele vira investidor mas ele entrou fazendo trade!
aí quando vem xxxx a 20, ele fala: - "agora eu não saio! estão me roubando! é não sei o quê, é manipulação, este preço é roubalheira, vou fazer passeata, agora só quando empatar" é outra maluquice!
aí xxxx vai a 10, aí agora ele virou sócio mas ele era Trader e faz uma confusão danada e fica nessa maluquice de esperando empatar, porque: - "ah, eu botei 50 mil reais, só tenho 10 [mil], só saio quando virar 50 [mil]", mas não vai virar 50 em uma empresa ruim ou se virar 50 em uma empresa ruim se tivesse em uma boa teria virado 100, então não sabe o que está fazendo e fica juntando...
- "Ah não, é ótimo, porque eu compro por 10 reais...": não era muito melhor você ter comprado por 10, depois por 20, depois por 40,45,50? Aí você está fazendo preço médio pra cima e "piramidando", reaplicando dividendos e cada vez você tem mais dinheiro, então quando você vai aqui ó [mostrando quadro de ação]
você começou a comprar em 2001, seu patrimônio está cada vez maior e você está cada vez recebendo mais lucro, com lucro você compra mais ações e aí você tem mais ações, recebe mais lucros e compra mais ações, seu patrimônio aumenta, é assim que você ganha!
Você não ganha nada com essa maluquice de desabar!
- "Ah, que bom que desabou..."
Que bom que desabou!?
Primeiro que você não olha a cotação, você acompanha o lucro! [não deve olhar a cotação, deve acompanhar o lucro]
Depois queda no curto prazo não faz a menor diferença, queda diária você não tem nem que tomar conhecimento.
Quando a empresa que você é sócio desaba em dois, três anos, cai de 40 para 10, está tendo uma coisa grave com a empresa, você está sócio de uma empresa ruim, então isto é ruim, não tem nada de bom nisso!
Vamos dizer que você tem um por cento dessa empresa [vendo quadro de uma ação, cursor focado na coluna patrimônio],
tem 10%, só pra explicar, se tinha 300 milhões, agora você tem 3 bilhões, é isso! é assim que se ganha sendo sócio, não é com maluquice.
Se você é sócio da outra, você tinha, sei lá, 2 milhões e agora tem 5 milhões, mas acontece que no meio do caminho, Split e não sei o quê, o teu dinheiro diminuiu porque o valor de mercado diminuiu mas olha a diferença: você tinha 300 milhões e [agora] tem 3 bilhões e você recebia 7 milhões de lucro por ano, você agora recebe 1 bilhão, é assim.
E o preço vai ficando cada vez mais caro e você vai comprar cada vez mais caro!
- "Ah, mas eu comprava a 50 reais e agora compro a 1" [mostrando o quadro de uma empresa, cursor focado na coluna lucro], aqui você não recebia nada de lucro [em referencia a 2001 com -128 de lucro] e continua não recebendo nada [em referencia a 2012 com -76 de lucro], porque só tem prejuízo e prejuízo
- "Ah, mas eu comprava a 50 reais e agora compro a 1" "ah, que maravilha" [no sentido de ironia]
Então pessoal, eu queria mostrar esta basteira e finalizar de novo com a frase do Mille:
"SÓCIO TEM DE QUERER COMPRAR CADA VEZ MAIS CARO - Mille"
Para de enganação, para de se enganar, para de repetir coisa de manada, "hãã desabou, que bom, vou comprar mais barato..." ou vai estudar trade e fazer trade, é isso, com uma parte do seu capital, não mistura as coisas!
Então finalizando esse vídeo, mais uma vez, o sócio tem de querer comprar cada vez mais caro
E você é sócio de uma empresa boa, com resultados bons, quando você vai comprar cada vez mais caro olhando a cotação uma vez por ano, e aí em cada ano a cotação está mais alta, está dando certo: a cada ano você está tendo mais lucros, a cada ano você está recebendo mais dividendos, é assim!
Então "tá", pessoal, é.. é o que eu queria mostrar, um abraço e até o próximo vídeo aqui do canal Bastter do Youtube.