Boa tarde!
Venho disponibilizar mais uma transcrição de vídeo, desta vez do: "Turn-around ou Créu-around. Como a Sardinhada se engana!", o link para assistir é:
---------
Observação: Procurei transcrever de forma a preservar a mensagem do vídeo então, durante o texto, você encontrará alguns colchetes onde achei necessário detalhar alguma parte. Apesar de ter revisto o texto, não posso garantir que eu tenha esquecido alguma palavra, apesar de ter tentando não fazê-lo, mas caso positivo, não causa prejuízo ao entendimento global do texto.
---------
Transcrição:
Olá pessoal!
Vamos falar hoje de turn-around, não só de turn-around mas das formas mais comuns que a sardinhada se enrola, se mete em roubada e tudo mais.
Então eu vou falar de algumas coisas aqui e mostrar algumas histórias de algumas empresas muito interessantes
Tem uma que eu queria começar que é bem interessante, eu queria começar com essa daqui, que é a Kepler.
Houve um histerismo em torno da Kepler em 2003 e 2004, a sardinhada toda, que iria virar a maior empresa do mundo...
E ela foi de 40 a quase 500 e se a gente olhar os dados dela [Abrindo quadro da ação KEPL], a gente vai ver que nessa época como é da natureza da sardinhada que só aceita empresa ruim...
Vamos dar uma aumentada aqui [zoom] para o pessoal pode ver, olha aqui:
2005 prejuízo de 42 milhões [apontado na coluna lucro = -42]
2006 prejuízo de 250 milhões [apontado na coluna lucro = -249]
E dívida imensa e tudo mais...
Então, a sardinhada ela só gosta de empresa que está tendo prejuízo, que está falindo, que não produz nada, porque é a fantasia de um.. o que é que acontece? é que a maioria dos seres humanos e a sardinha toda, a manada toda, foca em um grande ganho, em uma grande cacetada!
E a forma de enriquecer, especialmente na bolsa, é com pequenos ganhos constantes.
E outra coisa mais interessante... quando que a Kepler virou a febre dos fóruns e a queridinha, que ia bombar e tudo mais?
Obviamente durante este período aqui de 2006 a 2009 que ela desabou de 500 reais pra centavos [mostrando gráfico mensal da KEPL] e obviamente é durante a queda brava que ela vira estrela [ou seja foi na queda que a mídia e a sardinhada considerou como estrela a empresa ruim]
Só que assim... aqui é o gráfico mensal, se olhar o gráfico diário, no meio dessas quedas tem altas. Aqui tem uma alta absurda neste mês aqui e era o caso, na época, porque houve um agrupamento, por isso que a preços de hoje a gente vê 500 reais, mas na época era centavos, houve um grande agrupamento.
Então, principalmente centavos, a gente vê agora com a OGX, cada centavo que ela anda é 7% de alta, então ela anda 2 centavos [é] 15% de alta, isto é ótimo para criar um histerismo.
Agora quando a gente vai ver a empresa se reestruturando - eu não estou dizendo que a empresa seja boa e que tem que investir na empresa e tudo mais -
Mas quando a gente vê a empresa melhorando, não se fala mais nela, não é mais vedete de fórum e não vai mais bombar, porque agora [na data do vídeo, novembro de 2013] ela está dando lucro e lucro até de certa forma consistente ela ajustou as dívidas, ela está se equilibrando então não tem mais interesse.
O interesse da sardinha é só por empresas falidas ou em vias de falir
A Lame é uma história muito interessante, olha só isso aqui, as Lojas Americanas:
Ela ficou de 1998 a 2002 sem sair do lugar e era um histerismo em volta dela, o pessoal a maioria não viveu a época, no momento que ela melhorou e foi de centavos para dez reais: pronto, acabou, nunca mais falaram nela.
Então é repetitivo isso.
Você não vê, até se fala, mas você não vê uma Ambev virar modinha de fórum, nunca, nunca vai virar modinha de fórum porque o ganho na Ambev é constante, sólido, e mais pequeno, fica sempre ganhando... [na verdade] não é pequeno, não se pode falar que seja pequeno, mas não é a cacetada.. 40% do dia.. não ocorre dessa forma
Mas quem é candidata sempre a modinha de fórum?
MILK que nunca deu lucro e fechou
Tem um ano aqui que tem lucro [cursor apontando ano 2011] mas que é puramente contábil, de lançamento de ações, então nunca deu lucro na história dela até que fechou, aí o pessoal fez passeata, fez não sei o quê, não adianta... fechou, acabou. Não adianta!
Quando você é sócio de uma empresa que fecha porque vai à falência, não adianta você ficar dando faniquito e tal... - "Ah, CVM...", você entrou por que quis, a empresa nunca deu lucro na vida! você não foi enganado!
Mesma coisa a Agrenco, outra que fechou, só dá prejuízo, então assim: - "Ah, eu fui enganado!": está aqui [quadro de ações] os dados da empresa, estes dados não são secretos, estes dados são abertos para todos, nunca deu lucro na vida!
Aí você se torna sócio de uma empresa que nunca dá lucro e a culpa é dos outros?
Então... eu fiz uma lista aqui e vou para meu quadro-negro mas o problema todo é que eu faço uma lista, vou tendo as ideias, mas depois eu não entendo a minha letra, então é um problema... porque eu já não sei mais escrever, eu nunca soube, mas agora está pior, de qualquer jeito eu vou tentar...
Então, assim, as palavras que a sardinhada vive se enganando com esse negócio de Turnaround
Nos últimos anos teve um Turnaround básico, assim sólido, que foi a Hering e olha que interessante como o pessoal perde dinheiro e tempo, histerismo: se você esperasse, a Hering é um caso realmente de turnaround, o único que eu lembro dos últimos tempos e talvez a Kepler se torna outra, mas olha só: ela voltou a ter lucro em 2006, 2007, 2008, vamos dizer que você esperasse 2008, aqui olha só [mostrando gráfico lucro x cotação], você ainda comprava ela lá embaixo, você ainda comprava ela a preços R$ 8, 7, ela está quase 40... então o que acontece? esse histerismo de ser o primeiro a entrar... se você comprasse em 2005, que ela já deu 10% de Margem, você ainda pagava a centavos, mas o sujeito fica entrando, sendo o primeiro a entrar porque quer dar a grande cacetada e aí ele perde em 50 tentativas, aí quando ele ganha na Hering não paga aquelas 50 tentativas! Então se você esperar a empresa realmente mostrar melhoras, você vai acertar muito mais vezes e perder menos, a tentativa vai ser positiva.
Outra coisa é o seguinte: como a sardinhada tem que ficar rica numa cacetada, não basta entrar em Milk, não basta só entrar em Milk ou em OGX ou em Agrenco, tem que vender o apartamento, pegar dinheiro emprestado e entrar em Milk, então vamos dar um exemplo melhor aqui de OGX, porque Milk é brincadeira!
[Abrindo quadro OGX], vamos usar o exemplo melhor de OGX, assim o problema NÃO É COMPRAR OGX, o problema É COMO a sardinhada compra.
Se você analisou e achou que haveria uma possibilidade [de] melhora na empresa e dela trazer resultado você pega e vamos dizer que você tem uma carteira de:
R$ 200.000 só a carteira de ações, aí você fala assim: - "Vou botar um por cento da minha posição em OGX, se melhorar eu passo para 2%, daqui a um ano eu avalio", avalia anualmente... melhorou? eu vou para 2% e posso ir aumentando, quem fez isto e nunca melhorou ficou com 1%
Aí o sujeito tem uma carteira de ações de R$ 200.000, um por cento em OGX, ou seja R$ 2.000, mas a carteira de ações é só 40% dos investimentos dele, ele tem 500 mil, então vamos dizer que ele perdeu tudo... ele perdeu R$ 2.000 de R$ 500.000, então ele perdeu 0,4%, não aconteceu "nada" [ou seja percentual de perda baixo em relação a carteira global], nesse período as outras coisas valorizaram e ele nem sente essa perda... agora, a sardinhada tem que vender o apartamento, pegar dinheiro emprestado porque ela tem que ficar rica de uma vez, então não é o problema de você entrar na OGX, é como entra!
Então eu selecionei algumas palavras aqui e algumas formas que a sardinhada se engana e termina no ferro bravo, a palavra número 1 é essa aqui:
- REESTRUTURAÇÃO
Toda empresa ruim está sempre se reestruturando, porque se não fosse ruim não precisava reestruturar, então toda vez ela vai se reestruturar e não sei o quê... quer ver um exemplo? um exemplo muito bom é esse aqui... [Abrindo quadro da ação VAGR], ela se chamava Ecodiesel, aí ela restruturou tanto, mas tanto, que ela mudou de nome e mudou de setor, ela fazia álcool, sei lá, e agora resolveu ir pro mercado agrário e aí qual foi a enganação do pessoal, logo que mudou de nome? - "Não, o que está dando prejuízo são os investimentos que ela ainda tem na parte de diesel, de hedge, de álcool, não sei o quê, a parte de agricultura já está dando lucro!", olha só o que aconteceu depois que mudou de nome: o prejuízo aumentou!
Então uma empresa mal administrada não melhora por que muda de nome de atividade, não existe isso!
Então esse é um exemplo de reestruturação que mudou de nome, mudou de atividade, aí a sardinhada fica histérica, - "Não, não sei o quê, não sei que lá!", então reestruturação é a maior enganação que tem!
Se fosse boa não precisava reestruturar.
Outra forma que o pessoal sempre [se engana] é a:
- TROCA DO DIRETOR: a troca do diretor é uma coisa assim cria um histerismo toda hora
a outra coisa desgraceira é:
- FULANO OU FUNDO TAL ESTÁ COMPRANDO E O FULANO OU FUNDO TAL NÃO SE METEM EM ROUBADA
Engano seu, primeiro, número um: Se você soubesse o que fulano ou fundo tal fazem eles não eram ricos ou milionários, então - "É o Lírio que está comprando... o Parisoto, o outro lá ou esqueci o nome do outro que está comprando, o Soros...", se você soubesse, se eu pequeno investidor ferrado sardinha soubesse o que esses cara fazem eles não eram milionários.
Primeiro, você nunca sabe o que eles estão fazendo e depois mesmo que você saiba que ele está comprando, você não sabe do que aquilo faz parte... aquilo faz parte de uma operação maior que tem outra venda em outro lado, aquilo é só um hedge e não sei o quê? então primeiro você não sabe o que eles estão fazendo, depois eles se metem em roubada, sim!
A diferença do vencedor para o perdedor não é porque o vencedor não erra é que o vencedor sabe sair do erro, ele não vive o erro, ele não fica o resto da vida comprado em Milk, fazendo passeata, brigando com a CVM, enquanto o dinheiro dele derrete. Ele vê que é roubada e pula fora! Então se mete em roubada sim, isso é um argumento que não serve para nada!
Eu esqueci de falar, vou colocar aqui em cima:
- TURNAROUND É LUCRO
Sem lucro não é turnaround, esquece!
Então você olha aqui e você vê prejuízo, prejuízo, prejuízo, não tem turnaround nenhum, agora você olha a Hering e você vê o seguinte:
prejuízo, prejuízo, prejuízo, lucro, lucro, lucro, lucro, lucro consistente, Turnaround é lucro!
Turnaround não é reestruturação, troca de diretor, fulano está comprando não sei o seu quê, nada disso adianta, só é Turnaround se dá lucro!
Outra coisa que o pessoal sempre se engana é o tal do:
-"NÃO SEI QUEM" ESTÁ COMPRANDO OU ESTÁ VENDENDO
a Apple vai comprar... não sei quem vai comprar... vai ser vendida para não sei quem... vai ser vendida não sei o quê... Não adianta para nada!
Você está achando que uma empresa mal administrada, com uma péssima governança, vai ser vendida para uma outra empresa e vai proteger os minoritários? é isso que você acha?
Se ela for vendida, pior ainda porque na venda vão dar um jeito de ferrar com os minoritários, deixa de ser otário! Eu, hein!
Ah então essa empresa porcaria aqui, que nunca deu lucro, que não dá a mínima pros minoritários, que faz de tudo para ferrar os minoritários, que toda hora fica inventando subscrição e seja o quê pra ferrar os minoritários, vai ser vendida e aí vai, da noite pro dia se transformar num anjo que protege os minoritários? Não!
Na hora da venda, já vai ser feito algum acordo pra ferrar com os minoritários.
Então, o primeiro normalmente é boato e se for vendida vai ser mais uma forma para ferrar com os minoritários
A outra coisa é o seguinte:
-ALTA DE COTAÇÃO
(Parei aqui, continuar a partir dos 20:40 _ )
- "Ou, mas subiu e não sei o quê...": primeiro tem aquilo que eu falei, custava 10 centavos sobe 2 centavos, subiu 20%.
Depois é da natureza de mico [empresa mico = ruim] ter movimentos que deixa aqui pra ferrar com a sardinhada, então é da natureza, não é? o caso recente da mundial, que foi de centavos para R$5,00 mas fez agrupamento então agora seria de 40 para R$800, esse movimento aqui [mostrando gráfico da ação com foco em candle de alta seguida de queda abrupta], é da natureza desse tipo de empresa, então depois volta para a realidade até pior. A realidade fica pior do que era antes, então não tem nada demais você surfar isso aqui, não tem nada demais você fazer um trade aqui com controle de risco, agora não pode o que o pessoal começou... achar que virou empresa boa só porque está subindo.
- "Ah, mas se está subindo desse jeito é porque tem alguma coisa por trás...": Não tem nada! É da natureza de mico, de vez em quando, subir "do nada", porque você acha que vai tirar dinheiro da sardinhada como? se não der uma alta maluca, a sardinhada não fica histérica, não vende apartamento para comprar empresa, então faz uma alta maluca, bota um monte de notícias, aí vai não sei o quê, não sei o que lá, a sardinhada sai tomando e depois ó, vem a realidade! e o problema é que a sardinhada não consegue sair, está até hoje é só ver que não deu mais volume, é obvio que a sardinhada está até hoje aqui, não tem volume nenhum... esse volume aqui não saiu [mostrando um gráfico de volume que se inicia alto e em seguida decresce, ficando constante e em minúsculo volume] esse volume que entrou aqui não saiu, então a sardinhada está lá até hoje, esperando empatar, esperando acontecer algum milagre, não sei o quê, não sai nunca mais.
Então alta da cotação é da natureza de empresa ruim, de mico, de vez em quando ter alta da cotação, para a sardinhada poder entrar, então isso não quer dizer nada!
A outra enganação é o tal do:
- NOVO MERCADO e o tal do IBOV
OGX era uma das mais importantes do IBOV
Essa daqui ó: [abrindo quadro da ação PDGR], ficou em terceiro lugar durante muito tempo, só perdia para a Petrobrás e Vale!
E daí? E daí que não dá lucro! E daí que está dando 2 bilhões de prejuízo! E quando você vai olhar a cotação, ela segue os lucros lá pra baixo!
Então se é do IBOV não quer dizer absolutamente nada, entrar pro IBOV não quer dizer absolutamente nada.
Entrar pro novo mercado, é melhor você ser sócio de empresas do novo mercado? sim, desde que sejam empresas boas!
Só ser do novo mercado não quer dizer nada, a OGX é do novo mercado.
Só ser do Ibovespa não quer dizer nada, a OGX era a terceira do Ibovespa e caiu de 23 para centavos e nunca deu lucro!
Então, - "hãã, mas vai entrar pro Ibovespa": na Mundial tinha sempre esse boato que ia entrar pro Ibovespa... e daí? Se não dá lucro, não adianta para nada! Vai continuar ruim se não der lucro.
Se não der o lucro, não adianta entrar na Bovespa, no novo mercado, pra onde for, que não vai mudar nada se não der lucro!
Você só ganha como sócio se a empresa der lucro.
[Abrindo quadro da MNDL], continua sem dar lucro, então você não ganha nada!
E a cotação segue os fundamentos [vendo gráfico lucro x cotação] e não sai do lugar ou desaba, como deram o exemplo aí da Inepar...
Este é o mico mais resistente [Abrindo gráfico Inep4], faz 15 anos que tem boato em cima de Inepar e nestes 15 anos, ó, você vê que eu acertei: e nesses 15 anos foi de 50 reais para 50 centavos
Não é de se esperar outra, a empresa não dá lucro, não adianta boato, não adianta entrar pro Ibovespa, não adianta esse negócio que fechou sei lá o quê com a Petrobrás, nada disso adianta pra nada se não dá lucro, não adianta!
Turnaround é lucro! Você só pode ser sócio de empresa que dá lucro, se não dá lucro você não vai ver é nada!
[Abrindo quadro da INEP] Aqui não dá lucro! De vez em quando, tem ano que dá lucro mas é um ano... lucro consistente você tem que ter por 5 anos, 10 anos, não é 1 ano dá lucro.
Então nao dá lucro, a cotação vai lá pra baixo. Então novo mercado e Ibovespa não serve pra nada.
Para o pessoal que acompanha os fundamentos, um trimestre de lucro e daí fica todo mundo histérico... não adianta para nada! tem que dar lucros de forma consistente durante um ano, dois anos, três anos, quatro anos e ir melhorando...
Não adianta para nada ter lucro um trimestre, - "Ah, deu lucro um trimestre!": muitas vezes é não recorrente, mas mesmo que não seja não recorrente, da mesma forma que uma empresa boa não fica ruim porque teve um trimestre de prejuízo, uma empresa ruim não fica boa porque teve um trimestre de lucro, a coisa tem que ser consistente!
Bom, esse ano está melhor... terminou o ano melhor... então eu vou ficar de olho... fez um segundo ano melhor, vou colocar, como eu mostrei, um por cento na minha carteira.
Fez um 3º ano melhor, com lucro, vou passar para 2% e assim você vai entrando na empresa!
Se a empresa for melhorando, você vai entrando mais, não é histerismo de: "vai bombar", "vai vender a melhor empresa do mundo daí compra", daí coloca um apartamento e depois vai fazer passeata e depois não sei o quê...
Porque se você colocar um apartamento, mesmo que a empresa melhore, você vai sair porque você não vai aguentar, porque nada melhor em linha reta em algum momento vai cair!
Então a fase mais importante é essa daqui: TURNAROUND É LUCRO
Pare de se enganar, com essa coisa de manada que engana a sardinhada, porque senão você vai fazer só uma coisa, você vai pagar corretagem, pagar imposto e ser a contraparte do pessoal que está ganhando dinheiro nessas porcarias,
porque você vai comprar no topo e vender no fundo, ou pior, comprar no topo e ficar o resto da vida com aquela porcaria esperando empatar
Então é isso que eu queria trazer hoje pra vocês aqui, a forma como o pessoal se engana, a forma como o pessoal entra em empresa ruim e fica sócio de empresa ruim que não dá lucro e fica se enganando com reestruturação, que é turnaround e não sei o quê.
Turnaround é muito fácil, guardem esta frase para sempre: TURNAROUND É LUCRO.
É isso aí pessoal, um abraço!