Segue transcrição do primeiro vídeo que vi do Bastter e que me trouxe até aqui.
Acho um ótimo início para quem está engatinhando nas ações.
link:
Olá pessoal
Sempre me pedem para fazer um vídeo para o pessoal que está começando, a respeito de como entrar na bolsa, como dar os primeiros passos.
Então, eu trouxe essa mini palestra, bem básica para pessoal que esta começando. Não vamos entrar em coisas específicas, pode ser que eu grave outra depois mais específica, mas essa é bem básica com os conceitos principais. Quem adquirir esses conceitos e se afastar da manada, das besteiras que falam sobre bolsa, das besteiras que estão no jornal, das fantasias de enriquecimento, já está um passo adiante da maioria.
Então, são esses conceitos básicos que eu quis trazer aqui, que serão muito uteis para quem está entrando na bolsa.
1º - É o que eu chamo de “renda variável, varia”, e varia para cima e varia para baixo. Eu vejo o pessoal na bolsa: “ai, a ação subiu”, “ai, a ação caiu”, “por que caiu?” etc. Renda variável varia! Por isso se chama renda variável. Então se ficar emocionado quando uma ação sobe ou cai e ficar atrás de explicação, você ainda não entendeu nada. E bolsa varia para cima e para baixo, se só variasse pra cima se chamaria “renda que só varia pra cima”. Então, todo dia tem no jornal e televisão “bolsa caiu, por causa disso”, “bolsa subiu por causa daquilo”, etc. etc. e fica se perdendo tempo com isso... esquece. Renda variável varia.
No longo prazo, a bolsa tende a seguir os fundamentos e cada ação tende a seguir os fundamentos da empresa. No curto prazo, é fluxo, e pode acontecer qualquer coisa, não perca tempo com isso. Até por que não tem a mínima importância e não faz a menor diferença. Se você é sócio, foca no valor da empresa esquece preço, se você está fazendo trade, foca na estratégia do seu trade.
Por que subiu ou caiu não serve para absolutamente nada e perde-se um tempo danado com isso.
2 – Outra coisa fundamental é que você deve entrar devagar! A maioria sai da bolsa por que entra que nem um louco, assassino. Diz: “Ah... vou vender apartamento por que uma dica de fulano ou ciclano...”.
Primeiro: ou você aprende a cuidar do seu dinheiro ou é melhor desistir. Então você tem que aprender, não existe dica, fórum, nada disso. Por que se o sujeito tem uma dica, ele guarda pra ele e fica rico sozinho, então não existe isso.
Você entra na bolsa devagar. Coloca bem pouco dinheiro e vai devagarinho aprendendo mais, acumulando patrimônio, ganhando experiência, bota um pouco mais, aumenta seu percentual na bolsa... etc.
Você define o custo do seu aprendizado. Se você entrar de all-in, entrar com um dinheirão, vender apartamento e botar na bolsa, por que sei lá o que vai subir sem parar, o seu aprendizado vai ser caro e você pode ser expulso da bolsa como a gente vê acontecer muito. Quando a gente vê que tem o mesmo numero de CPF’s na bolsa que tinha em 2007, não são os mesmos. Entra gente até não poder mais na bolsa e também sai gente até não poder mais.
Então você entra devagar, com bem pouco dinheiro e dar tempo pra aprender e cometer os erros, que você vai cometer no início, mais baratos, por que você coloca pouco dinheiro.
3 – outra coisa importante, é que você tem que proteger seu patrimônio. Por que ele é tudo o que você tem. Se você perder tudo, game-over. Warren Buffet diz: “proteja seu patrimônio, proteja seu patrimônio, proteja seu patrimônio, proteja seu patrimônio”. Então, o que importa é sobreviver. É muito comum o iniciante ficar ”quanto eu vou ganhar!?”, “vou ganhar muito?”.
É muito difícil, quase impossível ganhar muito, é muito fácil perder muito, é relativamente não tão difícil ganhar pouco e também é relativamente mais difícil, mas ainda possível, perder pouco. Então no início o que importa é sobreviver.
Toda vez que você busca retorno grande, por que você quer ganhar muito, você tem que se submeter a um risco enorme. E pra quem não conhece, pra quem está entrando, a perda é muito mais comum que o ganho. O vencedor na bolsa é o que sabe perder, é o que sabe perder pouco, é o que sabe sobreviver, não é o que tem grandes ganhos, que ganha grandes cacetadas.
A grande fantasia da bolsa é que se resume a uma grande cacetada. Não. A bolsa, pra quem vence, são pequenos ganhos constantes e não uma grande cacetada. E pra chegar num grande ganho, que você pode eventualmente ter num período exuberante da bolsa, você tem que sobreviver pra chegar lá. Se você não proteger seu patrimônio e sair operando que nem um doido, num risco enorme, você não vai chegar lá.
4 – Outra coisa importante é diversificar. Por que se você diversifica, se algo der errado, a perda é pequena. E sempre alguma coisa vai dar errado.
Você tem que diversificar em ações e tipo de investimento. Você tem diversos tipos de investimento, ações é um deles. Em ações você diversifica e tenta... por que ensinam tanta coisa errada sobre bolsa e algumas coisas eu não sei nem como é que começou, uma delas é: “quem está começando tem que ter poucas ações, por que não tem tempo de acompanhar o mercado nem experiência”. É exatamente o contrário. Se você tem duas ações e uma empresa quebra, você perde 50%, se você tem três, 33%, quatro, 25%, se você tem 10 empresas, 10%.... a sua chance de errar no começo é muito maior, então quanto menos tempo e experiência você tem, mais ações você tem que ter. Com bom senso, é claro... não é “ah vou ter 100 ações então", não... depois de umas 12, 16, por aí, não adianta diversificar muito que não diminui tanto o risco.
5 – outro erro grave: primeiro você tem que saber sempre o por que você esta comprando uma ação: você está comprando para ser sócio ou fazer trade? Se você está comprando para ser sócio o que importa são os lucros da empresa, o valor da empresa que você vai se tornar sócio, o preço não importa. Se você está fazendo um trade, aí é pra ganhar na variação dos preços, mas no início, você tem que montar uma carteira de ações, você tem que comprar ações para ser sócio, tem que fazer uma reserva em ação de boa empresa, por que trade, não é errado, errado é como as pessoas fazem. Entram na bolsa e uma semana depois está fazendo trade e com dinheiro que não aguenta perder. Aí obviamente quebra, não tem jeito, então pra fazer trade você precisa experiência, conhecer a bolsa e tem que ter uma reserva por que o melhor trader do mundo passa por períodos de perda então você tem que ter uma reserva. E mesmo o trader vencedor não ganha numa cacetada, ganha com pequenos ganhos constantes. Então se você for fazer trade deixa pra alguns anos depois, começa sendo sócio de boas empresas e entenda o que é ser sócio, ser sócio é comprar valor, não é comprar preço.
Você tem que montar uma carteira de ações e não importa se você tem as ações ou não, você monta a carteira. Eu dei um numero de 12 ou 16, pode ser mais, mas apenas para ter um padrão e você estabelece percentuais que você vai ter em cada uma. A gente tem na bastter.com o trade system do bem (bastter system) que você pode colocar e ele vai te dizendo cada mês qual que é pra você comprar.
Então, você monta sua carteira com diversas ações mesmo as que você não tem, estabelece percentuais e uma vez por mês você vai lá e compra uma, no máximo duas. Não pode querer comprar 12 todo mês, aí vai pagar uma enormidade de corretagem, então você vai comprar 1 ou 2 no mês de acordo com teu sistema. Coloca lá no trade system do bem da bastter.com que todo mês ele vai te indicar qual comprar. Então você tem que montar uma carteira de ações que vai ser a reserva que você vai fazer de patrimônio, de valor, depois você pode ate fazer trade, se quiser, se não quiser você pode alugar as ações, você pode aprender a fazer venda coberta. Então tem uma série de coisas nas quais você pode evoluir depois, mas é por aí que começa.
É fundamental, quando você esta montando essa carteira, pensar em lucro. Lucro das empresas que você é sócio. Esquece preço e notícia, foca no lucro das empresas. O tempo todo a mídia, a maioria dos analistas, os fórum, vão ficar falando em preço. Esquece. Quanto menos você olhar preço maior as suas chances. Peter Lynch falava para você olhar o preço só quando trocar o óleo do carro, ou então uma vez por ano. As ações que você é sócio, o ideal é que você não saiba nem a dezena. Uma vez por ano você vai reavaliar sua carteira de ações, pode olhar o preço, não é uma coisa maluca, mas esquece, não é o preço que determina nada, são os lucros. No longo prazo a cotação segue os lucros. Quem quiser ir na área de ações da bastter.com vai ver que a gente tem gráfico de cotação e lucro comparando. Cotação segue lucro no longo prazo, é o que interessa para o sócio. Ter valor. Então, você tem que pensar em valor, lucro, caixa e dívida equilibrados, geração de caixa, boa governança etc. isso que dá valor a uma empresa. E o mercado vai precificar essa empresa no longo prazo com preços altos se ela tem valor e você vai ganhando cada vez mais. Tem uma frase espetacular do Mille que é: “o sócio tem que querer comprar cada vez mais caro”. Por que o pessoal fica nessa baboseira de “caiu é oportunidade”. O que é oportunidade é você ser sócio de uma empresa que vai ficando cada vez mais cara, por que se a empresa tem valor, através do tempo ela vai ficar cada vez mais cara. Então esquece preço e notícia novamente e foca nesses parâmetros de valor da empresa.
8 – É fundamental que você reaplique os dividendos. Essa figura (12:32 min do vídeo) está mostrando bem o que são dividendos. Diferentemente do que a maioria acha, dividendos não é brinde. Dividendo é retirado da empresa. A empresa pega uma parte do capital dela pra pagar os dividendos e é retirada, é descontada, do preço da ação. Então, quando você está formando a carteira, não pode usar dividendo como renda, que é a besteira que falam por aí. Dividendo pode ser renda depois que você tiver um patrimônio grande o suficiente para viver tranquilo. No início você tem que reaplicar os dividendos e não precisa reaplicar na mesma empresa, por que às vezes vai receber dividendos de 5 empresas e no início a carteira é pequena e vai receber R$v15 reais de uma, R$ 20 da outra e se você reaplicar na mesma, vai gastar tudo em corretagem. Então uma vez por mês você junta todo o dinheiro novo do seu trabalho, aluguel, dividendo, tudo e aplique em uma coisa, no máximo duas. Reaplicar o dividendo não necessariamente tem que ser na mesma ação. Pode até ser em outra coisa, pode ser em renda fixa, FII, não importa. O que importa é que você reaplique, por que você vai perder um pedacinho do seu investimento quando você recebe o dividendo se você não reaplicar, a sua carteira não vai crescer nunca.
8 – tem que focar sempre em custo e imposto. Teu objetivo é acumular patrimônio, não é enriquecer intermediário e governo. Então mesmo que você tenha que sair de uma empresa, atente-se para o limite de imposto de renda que atualmente é R$ 20.000 de vendas por mês. Não tem que por que você vender mais do que isso e pagar imposto. Isso é legal, não é nada ilegal. Você só paga imposto se você vender mais do que R$ 20.000 em ações no mês. Verifique se a regra ainda é essa, às vezes o pessoal assiste um vídeo 2 anos depois, então é importante verificar a regra atual pra não cair nessa besteira. E você compra uma coisa, no máximo duas no mês e não gira, acumula. Pra você não ficar sustentando intermediário e perdendo parte do seu patrimônio que é o que essa figura representa (14:40 min).
9 – Não existe STOP no preço pra sócio, isso é uma besteira, nem a realizar lucro. Não existe nenhuma das duas coisas. Isso são conceitos de trade, como eu falei não é errado fazer trade, mas trade você vai deixar mais pra frente. O stop do sócio está na empresa. Se a empresa não tem mais valor, aí você se retira da empresa, como eu falei, com vendas de menos de R$ 20.000 por mês pra não pagar imposto e evita baboseira de ficar buscando empate. Se a empresa não tem mais valor, sai dela. Qualquer investimento que não tiver valor, você sai. Por que o dinheiro que você tem é o que você tem hoje. Esse conceito de empate é totalmente absurdo, você não enriquece acumulando vitória, você enriquece acumulando patrimônio, se o seu patrimônio está num investimento sem valor ele vai tender a crescer menos e mesmo que um dia você chegue no empate, se aquele capital estivesse em valor você teria muito mais capital. Então, não existe STOP e não existe buscar empate, existe sair da empresa por que ela não tem mais valor.
10 - Outra coisa fundamental é que você deve se dedicar ao seu trabalho. O fato de você entrar na bolsa não pode atrapalhar o seu trabalho. Se você quer trabalhar na bolsa, faz uma formação e vai trabalhar numa correta, vai trabalhar no ASSET, vai ter como trabalho a bolsa. Não é a bolsa passar a ocupar sua vida e o seu trabalho. Nada determina mais o seu enriquecimento do que o quanto você poupa por mês. Então, dedique-se ao seu trabalho e poupa por mês que vai te dar mais dinheiro do que ficar obcecado por bolsa.
Bolsa não é pra fazer dinheiro, essa é a razão pela qual a maioria é expulsa da bolsa. Bolsa é pra remunerar o capital do seu trabalho. É pra ser mais uma opção de investimento. Mesmo que você faça trades o objetivo dos trades é que o lucro dos trades seja investido em patrimônio. Com o lucro do trade você vai comprar ações, FII’s, renda fixa, moeda, futuramente até imóveis. Assim que ficaram ricos os trades que conheci e não dando uma grande cacetada. Então, se dedica ao seu trabalho, a sua formação, que é assim que você vai enriquecer.
11 – É fundamental praticar esportes. Não adianta você ficar obcecado por buscar dinheiro e estragar sua saúde, estragar sua vida, não conviver com a família, não ter lazer, não ter nada. Então, toda vez que você deixa a bolsa tomar conta da sua vida, e isso acontece muito com os iniciantes, além de você estragar sua vida e sua saúde, você não vai ganhar na bolsa. Bolsa não pode ser obsessão. Bolsa é apenas um dos locais que você vai investir, que você vai gastar um tempinho por mês, por semana, por ano... tanto faz. Você vai gastar um tempinho pra você adequar seus investimentos, pra você evoluir como investidor e tudo mais, pra que aquilo te traga mais prazer, não é pra tomar conta da sua vida e se tornar uma obsessão. E mesmo o trader que pratica esporte tem mais chances, não pode deixar a bolsa tomar conta da sua vida de maneira nenhuma.
12 – E por ultimo, se você vai montar uma carteira de ações, você tem que acompanhar os balanços das empresas e a bastter.com na área de ações, a gente fez esses quadros (18:30 min), esse é só uma amostra por que tem muito mais, de praticamente todas as empresas que possuem ação na bolsa. Então, fica muito fácil pra você acompanhar o que dá lucro e o que não dá, o que serve para ser sócio e o que não serve. Têm outros vídeos meus no canal sobre isso, especificamente, mas aqui eu só queria te convidar a ir lá ver os balanços, discutir, tem um mural pra discutir e colocar suas dúvidas e com isso ir aprendendo a selecionar as empresas pra você ser sócio.
Então é isso aí que eu queria trazer. Como o iniciante entra na bolsa. É um vídeo rápido e simples exatamente pra quem está querendo entrar na bolsa e dar os primeiros passos.
Qualquer dúvida estou lá na Bastter.com, basta ir lá e colcoar suas dúvidas que a gente ta lá pra te ajudar.
É isso aí pessoal, abraço e até o próximo vídeo.