Boa noite!
Disponibilizo mais uma transcrição, dessa vez é a do vídeo "O que Realmente te Protege da Queda das Ações", o link para assistir é:
---------
Observação: Procurei transcrever de forma a preservar a mensagem do vídeo então, durante o texto, você encontrará alguns colchetes onde achei necessário detalhar alguma parte. Apesar de ter revisto o texto, não posso garantir que eu tenha esquecido alguma palavra, apesar de ter tentando não fazê-lo, mas caso positivo, não causa prejuízo ao entendimento global do texto.
---------
Transcrição:
Olá pessoal!
Vamos falar das quedas recentes das elétricas, umas quedas intensas, um histerismo total como sempre, como tem havido, mas esse vídeo vai valer para qualquer um desses episódios, então eu queria começar mostrando gráfico do Bradesco que tem uma lição especial, também recentemente houve um histerismo de que os bancos iam falir, porque ia diminuir a margem, por que a taxa de juros e tal e isso durou também, vendeu bastante jornal, fez bastante gente vender no fundo porque quem é guiado por notícias e histerismo coletivo sempre vai vender no fundo porque o pânico só acontece no fundo, não existe pânico no topo, no topo ele vai comprar de novo, vai recomprar quando as notícias estiverem boas.
Então caladinho, o Bradesco em agosto chegou no topo histórico e é interessante os bancos porque os bancos grandes são um dos únicos que conseguem estar bem acima do topo de 2007, o topo na verdade foi em 2008 nos Bancos: 29,76
Em 2010, em novembro, chegou a 35, na verdade 34,69, então até nisso [os bancos grandes] demonstram uma força muito grande
E aí vem este histerismo com a queda da taxa de juro e tal...
Em agosto, a máxima foi de 35 e agora em setembro a gente já tem uma máxima de 34,53 mas com o corpo do Candle aqui em cima, em termos de corpo de Candle é o ponto mais alto, então isso foi vítima de um histerismo recente.
E então...e aí cai...
Vamos passar aqui para o [gráfico] diário que dá pra vocês verem bem...
Há um histerismo e vai cair, vai desabar, vai falir... e aí fomos de 32 até 26
E aí aqui, no auge do histerismo, você vai vender a ação, não importa se você está fazendo buy&hold, trade, o quê for, você não está fazendo nada, você está operando guiado por notícia e histeria coletiva e aí depois foi em linha reta dos 26 aos 35, que é uma alta extraordinária!
Então a capacidade de produzir pânico nos meios de comunicação atuais é muito maior e o objetivo é só esse: que você venda suas ações no fundo em pânico!
O que você tem que fazer é primeiro decidir o por quê está comprando uma ação, isso é fundamental e a maioria compra e não sabe por quê!
Por que se você está comprando para fazer um trade... Caiu e você foi "stoppado".
E não adianta vir com argumento de que caiu, o meu stop era em 20 e está em 17... passou!
Você foi stoppado, stop não é um ponto que se passou comeu mosca...
Se você está comprando para ser sócio é pra você acompanhar os lucros da empresa [mostrando a a área de ações da Bastter.com], claro que a análise é mais complexa, mas não é [o objetivo] desse vídeo, tem outro vídeo sobre isso, esse vídeo não é pra mostrar isso.
O banco está lucrando 11 bilhões então é isso que você tem que acompanhar, esquece a cotação porque no longo prazo acontece isso aqui ó: [mostrando gráfico lucro x cotação]
[as respectivas linhas] cotação em preto e lucro verde e a cotação segue os lucros, não tem saída, não é banco imobiliário!
Quando você tem uma ação você tem um percentual do patrimônio da empresa, se você tinha 1% da empresa quando ela valia 10 bilhões
e você continua tendo um por cento da empresa quando ela vale 64 bilhões, a sua participação na empresa, o valor financeiro tem que aumentar, não tem saída!
E isso aumenta com a cotação seguindo os lucros, então se é pra ser sócio, esquece! [cotação], segue aqui os lucros e esquece! [cotação] e para de se preocupar com movimentos de curto prazo, isso é um gráfico anual, você olha a cotação uma vez por ano e basta!
Um outro exemplo de outra que está envolvida neste histerismo é a GETI3, olha o gráfico dessa ação!
E aí cai um pouquinho o sujeito entra em pânico, não dá!
[Se] você olhar já caiu aqui, nessa época aqui... 12,45 para 6, caiu uma enormidade
E aí é a mesma coisa, você pega e acompanha [mostrando quadro de ações]
Você está fazendo um trade? você foi stoppado, analisa teus acertos e erros e prepara o próximo trade.
Você é sócio? é aqui ó: [mostrando quadro de ações] lucro consistente, acabou [no sentido de basta, pronto...]!
Tem outros dados para serem avaliados mas e aí? quando você vai ver é isso: o lucro da empresa vai subindo ano a ano [então] a cotação vai subindo ano a ano
E se não acontece também vai seguir a lógica.. vamos colocar outra [empresa] aqui: Usiminas!
Ah o lucro parou de crescer, começou a diminuir... a cotação reflete!
Enquanto o lucro só subia, a cotação só subia, quando o lucro começou a desabar a cotação começou a desabar...
Então você pode ter razões pra sair da empresa, você pode ter critérios pra sair da empresa, porque o lucro começou a desabar.
Não aconteceu mas outras.
- "ah, vai ter renovação tarifária, vai ter não sei o quê...": nem eu, nem nenhum ser humano sabe prever o futuro e enquanto os lucros forem consistentes você continua sócio da empresa, quando deixar de ser, você deixa de ser.
Não adianta, tem dois lados do erro, um lado é o pessoal que fica com esse papo de reestruturação em empresa ruim que não dá lucro.
Reestruturação é lucro consistente.
Não deu lucro consistente, não reestruturou nada. Então fica acreditando nessas promessas de reestruturação em empresa que não dá lucro.
O outro lado, a empresa que dá lucro consistente, que fica em pânico porque vai ter renovação, vai ter isso, vai ter aquilo, vão acabar...
Se você é sócio, você permanece sócio enquanto os lucros forem consistentes. Deixou de ser consistente? você pega seu capital e passa para outro investimento bom, se esse investimento deixou de ser bom.
agora, para de olhar a cotação, para de olhar notícias e para de olhar em pânico e vai trabalhar, vai se dedicar a seu trabalho que é isso que vai fazer você ficar rico
E agora, o que te protege disso?
É isso que eu quero te mostrar... quem sabe faz na hora:
O que te protege disso é:
DIVERSIFICAÇÃO
é assim que você se protege dessas quedas e não se preocupa com elas, porque vamos dizer que você decidiu colocar:
50% do seu capital na Renda Fixa (isso é só um exemplo, cada um vai fazer de uma forma), em
Ações - 40%
FII - 5%
Moedas - 5%
Daí o que acontece?
Você pega a sua parte de ações e divide em oito empresas: sobrou 5%
Claro que ninguém divide igualzinho, mas eu estou dando um exemplo aqui pra explicar o ponto, então cada empresa vai ter cinco por cento ou o setor...
Empresa - 5%
Daí a elétrica caiu 20%
Quanto é 20% de 5? É um por cento, então o seu patrimônio com a elétrica caindo 20%, cai 1%.
Mas as outras ações podem subir, a renda fixa dá alguma coisa, o FII pode subir e tal, há um histerismo e a moeda sobe e esse [1% de queda] pode acabar virando 0,5%
Então é assim que você se protege, aí você vai ver um histerismo: - "ah, a elétrica está caindo 20%, não sei o quê..."
[Em resposta:] - Ah, eu faço a diversificação, vou cuidar do meu trabalho, eu diversifico exatamente para não ter que ficar me preocupando com isso!
Aí você com calma, porque não está acontecendo nada demais, você pode voltar aqui [olhando quadro de ações],
- ah não, os lucros continuam consistentes, vou olhar o próximo trimestre, [ou] vou olhar no final do ano vou colocar essa empresa que eu sou sócio em um estudo mais de perto... Está bom.
Mas enquanto isso seu patrimônio está caindo 1% porque é assim que você se protege.
Inclusive como eu falei pra vocês nós temos aqui no painel de ferramentas da Bastter.com a entrada Trade System do Bem [o nome atual: Bastter System] e isso que eu gostei pra vocês vocês podem fazer aqui, nessa aba Patrimônio
Vocês vem aqui [na aba Ações] e coloca suas ações, coloca o objetivo percentual que quer ter de cada uma
Pode colocar os FIIs [na aba de mesmo nome], isso aqui vai cotar pra você dua vezes por dia, então os valores vão ser atualizados
Na renda fixa você tem de colocar: poupança, Ntn-b, não dá pra cotar... [hoje em dia, o sistema consegue cotar os valores dos títulos do tesouro, só titulos de renda fixa privada que não são cotados]
Imóveis só pra quem tiver muito dinheiro
Moedas você pode colocar também, selecionando aqui e o valor a "planilha" vai atualizar para você
O outros que alguns querem colocar obras de arte... [tem gente que coloca a reserva de emergência nesta aba também]
E o consolidado onde você coloca os objetivos: quantos % em Ações, Fundos Imobiliários, Moeda, Renda Fixa...
Uma vez por mês você vai pegar o dinheiro do seu trabalho, dividendos
aluguel, etc e vai investir no que está atrás do objetivo;
ações está 3,92 atrás [-3,92%], então este mês vou investir em ações.
Se a bolsa subir, as ações vão ficar à frente do seu objetivo, então você vai investir em renda fixa ou em fundo imobiliário ou outra coisa, isso vai fazer com que você compre mais ações na queda e menos na alta.
Então você clica em ações e aí você vê: ah, eu determinei esses objetivos para cada ação, qual está mais para trás?
Vale [ação], eu quero ter 30% mas só tenho 13% , ó ela marca aqui [coluna diferença], -16,42% ou 13 mil reais, então esse mês vou investir em Vale.
E faz isso todo mês, uma vez por mês você investe, coloca seus objetivos, objetivo de acúmulo de patrimônio.
vai trabalhar, uma vez por mês você pega todo dinheiro extra e vai lá e investe o que a "planilha" está mandando sem estresse, queda, alta, não faz a menor diferença.
Então mostrando melhor essa questão da diversificação, nós temos um estudo feito aqui pelo nosso amigo Luiz Passari, então ele colocou aqui uma carteira fictícia com um plano de balanceamento e diversificação
Planejado:
Ações: 50%
Renda Fixa: 40%
Fundos Imobiliários: 10%
Daí ele dividiu as empresas aqui, quanto ele tem em cada uma, cotação... está aqui a empresa elétrica, ele tem 300 a R$ 25,00
Aí tem quase 50 mil reais em ações, Renda Fixa 42 mil e Fundos Imobiliários 9 mil, com um total de 100 mil e um pouquinho
Aí a cotação da empresa elétrica derrete 15%, foi de R$25 pra R$21,25
A ação [total em ações] caiu para 48575, Renda Fixa 42 mil e Fundos Imobiliários 9 mil, [totalizando] R$99575
O seu patrimônio caiu 1,11% e isso sem contar que as outras ações podem subir, como aconteceu no dia do pânico das elétricas, as outras ações subiram até muito, porque muitas vezes os investidores estão tirando de uma e colocando em outra quando tem esses pânicos específicos e quando é um pânico de sistema, como foi em 2008, o dinheiro sai da renda variável e quando é um pânico de um setor específico, muitas vezes sai de um setor e vai para o outro, então outras ações estariam subindo e provavelmente isto iria para 0,5%.
Então mais uma vez agradecendo aí o Luiz Passari que fez este estudo.
Agora se você vai ser sócio de empresas e não aguenta isso, não aguenta queda, não aguenta uma perda de 1% no seu patrimônio.. não é perda pois você não vendeu, mas é uma queda, então não faça!
Pega aquela "planilha" de administração de capital e coloca Renda Fixa, Imóvel, FII se você quiser, Moedas e não coloca ações, porque não dá pra você ser sócio de ação em cada queda você vai entrar em pânico!
- Aí você vai acumular patrimônio em ações durante 10, 20 anos e acha o quê, que vai subir todos os dias?
E além do mais isso é uma besteira porque na verdade, em um mercado que só sobe, você termina com menos ações e patrimônio do que no mercado que sobe e cai...
vamos dizer que a ação que você é sócio vai de 10 reais para 50 reais em dez anos se for em linha reta, você vai ter menos patrimônio do que se ela for subindo e caindo porque se ela for subindo e caindo você vai comprar mais ações ao longo do caminho com dinheiro [que você ganhou] do seu trabalho, dividendos e tal e você vai terminar quando ela estiver 50, com o dobro de ações, o dobro talvez seja exagero, mas 50% a mais em ações e você vai ter mais patrimônio.
Então pra ser sócio de empresa você tem que entender isso, parar de olhar cotação porque no final da história a cotação não é nada, a cotação é uma coisa que não tem a menor importância, que segue os lucros!
isso aqui é o gráfico anual [mostrando gráfico lucro x cotação]
Peter Lynch recomenda olhar a cotação uma vez por ano, então segue os lucros, basicamente é isso, a cotação é uma coisa que segue os lucros
então no final de 10 anos, 15 anos, 20 anos é isso aqui!
Agora se você é influenciado por variações de curto prazo, você está fazendo trade? está bom, é outro papo, você quer ganhar na variação dos preços: olha a variação de curto prazo, você vai ficar doido e vai vender no fundo e vai vender a cada fundo.
Uma coisa extraordinária que eu vejo acontecer, vamos pegar [gráfico] da Eletropaulo que mostra isto bem:
o sujeito na Eletropaulo ele vai conseguir numa ação que foi de 2 pra quase 40 em sete anos ele vai conseguir comprar aqui [candle de alta], por que "aí é pra largar o emprego pra viver de Eletropaulo" [modinha de notícia...] e vender aqui em pânico [candle de baixa], depois ele vai e compra aqui [candle de alta] e vende aqui [candle de baixa],
compra aqui porque é dividendos, vai se aposentar com Eletropaulo... parece que não, mas aqui foi a 15, isso não é número absoluto da época, porque os dividendos vão sendo descontados, e aqui foi a 8, de 15 para 8!
Então "é metade", se os números absolutos na época fossem 60, [seria] de 60 para 30, o sujeito compra aqui e ele vende em pânico porque aqui está tendo um histerismo coletivo, depois ele compra aqui e vende no pânico.
Agora ele comprou aqui e vai vender aqui, aí um dia a empresa se torna ruim como eu mostrei um exemplo ali da Usiminas, os lucros começam a cair, você vai pegar seu capital e transferir pra outra, pode ter lucro ou prejuízo nessa transferência, não importa!
O que importa é você acumulando patrimônio!
Então se você não tem condições de aguentar a queda você não pode ser sócio de empresas, sócio de ações ou então você, quando vai fazer a sua "planilhinha" lá [referindo-se ao Bastter System], você vai colocar 5% em ações, 10%, porque aí se tivesse nesse plano aqui fosse:
DIVERSIFICAÇÃO
Renda Fixa - 80%
Ações - 5%
FII - 10%
Moedas - 5%
E dividisse por 5 empresas, ficaria 1% em cada empresa e que tenha caído 20%, seu patrimônio só teria caído 0,2% e com a alta das outras, talvez só 0,1%, daí tudo bem.
Então se você aguenta só 5%, coloque só 5% [em ações]
Qual a quantidade que você tem de colocar em bolsa? A quantidade que se a bolsa desabar, ou um setor específico desabar, você vai continuar vivendo sua vida tranquila, trabalhando, poupando e tudo bem. Pra alguns é 5%, para outros é 10, para outros 50, para outros 70, agora o que não pode é você colocar 70% em ação, caiu você fica histérico, não consegue trabalhar, entra em pânico e vende tudo no fundo, aí é melhor você não ter ação.
Então as pessoas ficam na fantasia que elas vão se proteger disso adivinhando o futuro... [pensando que] vai sair uma notícia no jornal: - "olha, as empresas elétricas vão desabar, vende aí antes que desabe!", então elas ficam nessa fantasia. Então o que protege é a DIVERSIFICAÇÃO e acima de tudo o CONTROLE DE RISCO, então não é na adivinhação da variação das ações ou de adivinhar o futuro, de ler jornal, é aqui: DIVERSIFICAÇÃO e CONTROLE DE RISCO! É aqui que você se protege! E o outro lugar que você se protege é no trabalho, pois tendo tranquilidade para trabalhar você continua ganhando todo mês, poupando todo mês, seu patrimônio vai aumentando e quanto maior o seu patrimônio, menos problema é cair uma ação e tudo mais, por que você está mais diversificado, tem um patrimônio maior, é aqui que você se protege e não nessas fantasias e toda essa coisa de adivinhar o futuro, prever o que vai acontecer, sair antes, ficar líquido, não é nada disso, isso é o que a manada faz.
Se você quer sobreviver, quer acumular patrimônio, quer ficar rico, quer ganhar dinheiro, que seu dinheiro, seu capital, aumente na bolsa, você tem que se afastar da manada e das ideias de manada porque a manada é perdedora. Você fica repetindo tudo o que a manada fala e fazendo tudo o que a manada fala, fazendo coisa que está escrita no jornal que 800 mil pessoas leem e você faz tudo igual aos perdedores, você acha que vai ter o resultado diferente porquê? É porque você é "O Escolhido"? É aqui ó: [selecionado as palavras: DIVERSIFICAÇÃO, CONTROLE DE RISCO E TRABALHO], é aqui que você se protege, É ANTES! É antes de tudo!
Então esta é a mensagem que eu queria passar, com esse histerismo e pânico das elétricas, já foi dos bancos, se alguém estiver vendo este vídeo daqui um ou dois anos será outro histerismo então funciona sempre igual, não interessa qual o setor que está tendo histerismo.
Um abraço a todos e até o próximo vídeo!
----------
@Thiago @Bastter @Huoya Por favor, adicionar mais esta transcrição para a coleção hehehe :D