Oi pessoal,
Vou compartilhar estatísticas do meu jogo desde 2015, porém a regularidade só veio agora em 2017. Lembrando que são dados de cash game, pois não tenho afinidade com torneios:
1. Estatísticas
Total de horas: 74h59m
Mesas: 290
Mãos: 19.739
Mãos ganhas: 2.381 (12.06%)
Mãos/hora: 263,25
VPIP (Voluntary puts money into pot/Mãos que eu participei): 16,41%
Raise pré-flop: 9,35%
BB/Hr: 16,46
BB/100: 6,25
Sucesso da Continuation bet: 51,51
Sucesso no steal de blinds: 17,26
Mais especificamente por stake:
NL2: 9.398 mãos
NL 5: 7.371 mãos
NL10: 2.874 mãos
Sobre a minha estratégia HOJE (os números anteriores compreendem dados de quase 3 anos atrás):
2. Estratégia
2.1. Jogar uma média de 10h por semana
2.2. Trabalhar com bankroll de 40 vezes o buy in do limit que estou jogando
2.3. Critério para subir de limit:
2.3.1 Bom desempenho ao longo de 30.000 mãos no mínimo no limit atual e;
2.3.2 Atingir um buy in de no mínimo 40 vezes o novo limit.
2.3.3 Sentir efetivamente que estou dominando aquele field.
2.4. Dormir no mínimo 6h/dia
2.5. Academia no mínimo 4 vezes na semana, o treino lá sendo composto por: 30 min de esteira, 1:30h de boxe (duas aulas de 45 min).
2.6. Comer bem.
2.7. Não jogar no final de semana.
2.8 Jogar entre 4 e 5 mesas simultâneas, dependendo do field no momento do grind.
2.9 Só ficar na mesa se estiver totalmente focado no jogo, independente do desempenho ou quantidade de tempo jogado naquela sessão
2.10 Como procurar as mesas: Pot/mão superior a 10BB, Player/flop superior a 30%.
2.11 Sobre o range, observem que tenho um VPIP de 16,41%, o que também reflete o meu range. Em geral, tento ficar dentro de um range de 13%, por alguns motivos: Estou sempre buscando os jogadores loose na mesa, estou jogando cash e estou jogando 4,5 mesas durante a sessão. A diferença entre o 13% e 16,41% se dá por conta de alguns spots em que são interessantes participar, por exemplo tenho um 34s e 4 jogadores na mão, entendo que tenho EV positivo com essa mão nesse spot mesmo estando fora do meu range. Mas em geral, 13%. Lembrando que nesse aspecto, jogar em vários mesas ajuda a manter um range baixo, ou a diminuir a "vontade de jogar". Observo que, em geral, jogadores com um range alto, acima de 40%, geralmente estão jogando apenas uma mesa. Isso é um pouco óbvio, se o cara está jogando uma mesa, em geral, ele está jogando pra se distrair/divertir e vai querer jogar mais mãos.
2.12 Só coloco nota sobre o tipo de jogador -TAG, LAG etc.- após 100 mãos com ele.
A próxima meta hoje:
3. Subir para o NL20. Pra isso faltam 10,5 buy in (para chegar a um bankroll de $400) e uma faixa de 27.000 mãos. Com uma média de 263,25 mãos/hora, vou gastar ainda mais ou menos 102h no limite atual, uma média de 51 dias jogando 2h/dia. No mês de Janeiro, até agora, tive um retorno de 16,4 buy ins, então muito provavelmente vou atingir o bankroll antes da quantidade de mãos estipuladas.
4. O que espero do Poker: Eu encaro ele como um hobby que pode vir a ser lucrativo. Isso só vai acontecer depois que, através de resultados consistentes, o meu desempenho mensal representar uma parcela relevante da minha renda, o que não deve acontecer antes dos próximos 3 limits (NL20, NL50 e NL100). Nesse tópico cabe ainda comentar que o Poker, em geral, me ensinou muito sobre diversos aspectos sobre a vida, como: Foco no método, não chorar leite derramado, entender que as pessoas "jogam" diferente de você então nem sempre faz sentido esperar que elas farão o que você faria, negociação, estatística, disciplina etc etc. Esse aprendizado do Poker que vai além do jogo, pra mim, é um grande aspecto dele.
Obs: Em Janeiro, joguei 2.500 mãos a partir do dia que retomei a regularidade. As outras quase 17.500 mãos foram entre 2015 até Janeiro 2017. Nesse período, não tinha uma estratégia definida em relação ao jogo, o que resolvi mudar no começo de 2017. O resultado no mês de Janeiro foi bom,
Obs2: Utilizo o PokerTracker 4, tanto pra analisar meu desempenho quanto o estilo dos jogadores na mesa. Como jogo entre 4 e 5 mesas, não consigo criar uma imagem pra cada um dos aproximados 32-40 jogadores que estou jogando numa sessão, então pesa muito os indicadores VPIP e PFR que o PokerTracker me indica sobre os outros jogadores. Jogadores com VPIP acima de 25 eu classifico como loose, abaixo como tight. Se o PFR for menor que 50% do VPIP como passivo, maior que 50% como agressivo. Não é receita de bolo, é uma base que eu parto dela na hora de definir a ação e o tamanho do bet, considerando, novamente, a quantidade de pessoas que estou jogando contra.
Obs3: Como comentei, estou muito satisfeito com o desempenho de Janeiro. A última vez que eu tinha jogado antes de Janeiro foi em Abril/2016, mas comecei um projeto que me tomou muito tempo até mês passado e não tive como manter a regularidade. Agora, o Poker volta a ser uma prioridade. Apesar desse desempenho, sei que a variância tem um grande efeito no jogo, e nada impede que esse bom desempenho em Janeiro tenha sido devido a variância, ou, "sorte". Por isso sigo resoluto em relação a meta de 30.000 mãos antes de subir do limite.
Obs4: O objetivo do tópico não é ensinar ninguém a jogar poker, nem me gabar sobre os resultados, até porque estou longe de ser um jogador vencedor e, com essa pequena quantidade de mãos, longe de sabermos se quer que tipo de jogador que sou.. Só quis compartilhar minha experiência e estratégia, acredito que passarão muitos interessados pelo fórum em jogar de forma séria e talvez possam se orientar por alguns critérios e aspectos da minha estratégia.
Obs5: O meu maior professor no estabelecimento da minha estratégia e concepção sobre o que o poker é foi o livro The Poker Mindset! Não é um livro técnico no aspecto de comentar o que se fazer nas mãos, mas sim sobre como encarar o poker e as coisas que acontecem nele.
Obrigado pessoal! Sintam-se a vontade pra comentar o que divulguei ou suas estatísticas/estratégias em relação ao Poker.