Vejo muitas pessoas cometendo um grave erro na filosofia Bastter. Vamos relembrar:
1 - Investir em você
2 - Cuidar da família
3 - Praticar esportes
4 - Acumular patrimônio em valor.
Para solteiros, o item 2 ainda é meio vago. Mas a ordem deve ser mantida. O sujeito colocar o último item lá no topo da lista não é apenas um leve desvio, é o segundo pior erro que pode cometer na vida. O primeiro é não fazer nada disso.
As pessoas fazem isso almejando a data em que vão parar de trabalhar, ou que terão "tranquilidade financeira" para trilhar seus próprios caminhos. "Comprando tempo", como dizem muitos. Isso só é válido até a hora que você deixa de fazer os itens mais prioritários para comprar tempo.
Se não praticar esportes ou fazer atividade física, está trocando dinheiro por saúde. Está fadado a gastar em saúde todo o patrimônio que acumulou e não vai conseguir aproveitar a vida como planejou por tantos anos.
Se deixar de investir em você, além de perder oportunidades, vai ficar sentindo aquele tédio. Um vazio muito característico na vida de quem só trabalha e investe.
Mas é claro que sente vazio, não está preenchendo ele com nada!
Experimente viajar, aprender algo novo, ter outro propósito na vida, aposto que vai melhorar. E nada de pensar em dinheiro, o dinheiro já está vindo do trabalho. Pense com o coração!
Olhe a lista de novo. Investir em você vem antes de acumular. É muito fácil fazer as contas de quanto tempo se está ganhando ao aportar mais. Mas deveríamos pensar melhor no que perdemos ao não fazer um uso melhor de parte deste aporte. Fica para reflexão.
Abraços.
(Muito do que está escrito aqui veio de experiência pessoal)