Há alguns anos vi um video muito esclarecedor do Predador a respeito de fundamentos e cotações (ainda deve estar no youtube).
Ele dizia que numa queda forte e duradoura, normalmente há também piora nos fundamentos e uma coisa leva a outra. Por isso a decisão é tão difícil. Os lucros caem, o preço cai e a tendência é vender no fundo.
Por isso o Bastter diz sempre - entre devagar e saia devagar... Talvez sair devagar é até mais importante que entrar devagar, porque a dor de corno (sensação de perda por ter saído antes) é pior que a dor do prejuízo real.
Por que estou dizendo tudo isso? Olhando a cotação da Vale hoje, subindo 7%, indo a mais de R$35, lembrei de quando estava a R$6... Os fundamentos estavam péssimos, perspectivas piores ainda. O mural era uma choradeira sem fim, todos metendo o pau na empresa. Eis que alguns meses depois... multiplica por 6...quem saiu rápido demais ficou com um gosto de "cabo de guarda-chuva"... uma saída devagar teria evitado uma perda enorme.
No meu caso, fiquei tão paralisado que não fiz nada! hahaha
O balanço está para ser divulgado e as perspectivas são boas, pelo preço do minério de ferro. Vamos aguardar os próximos anos...
Outro problema - na época da queda o Bastter soltou um piada de que quem estava com a carteira desequilibrada por ter muita Vale5 ou Vale3, não tinha mais esse problema... Agora desequilibrou tudo de novo.... hahaha