Olá a todos.
Comecei a investir a pouco tempo e conheci o conceito bastter e me identifiquei bastante, pois condiz com meu perfil de investimento.
Assisti a diversos videos e são muito bons e coerentes, mas fiquei na dúvida com a relação ao "taxa não ganha de tempo".
Concordo com tudo que foi dito, afinal é inegável, que a atuação do juro composto e evitar o IR, só fazem bem ao investimento.
Porém, quando coloquei na ponta do lápis, a conta não fechou, e quanto fechou, foi por muito pouco.
.
.
.
Vamos lá:
100 reais a 1,1% a.m - 120 meses retirando e recolocando no mesmo a cada 24 meses:
resultado final liquido: 310,58 (ir a cada 24 meses)
100 reais a 1% a.m - 120 meses direto
resultado final liquido: 292,76 (ir no final)
.
.
.
é obvio que retirar e colocar, implica em buscar taxas melhores do que no "investimento perpetuo" de 120 meses, considerei apenas uma taxa de 1,1% ao mes contra 1%.
empatando a taxa, a diferença pró investimento "perpetuo" fica em 4,5% +ou- (nesse mesmo exemplo).
Para empatar, bastaria achar uma taxa de 1,04% que os investimentos renderiam o mesmo. Qualquer coisa acima disso, faz do "pula-pula" um investimento mais vantajoso $$.
Estou fazendo contas erradas ou é isso mesmo??? Pois se correto, concluo que é uma tanto relativo o conceito de "taxa não ganha de tempo", nesse caso.
obs. tenho a planilha com a conta mes-a-mes, porém não consegui linkar/colar aqui.