Pessoal, tenho curiosidade de entender como funciona o blockchain. Não sou programador, mas quero me aprofundar em alguns aspectos mais técnicos, pois sem isso tudo parece uma grande caixa preta.
Meu entendimento atual é mais ou menos isto, favor corrigir se eu estiver enganado:
-> Um bloco é um registro de transações que ocorreram recentemente, numa espécie de formulário que contem também alguns outros dados
-> hash é uma assinatura dos dados do bloco. É única por conjunto de dados
-> uma cadeia de blocos é quando os blocos são encadeados em sequência "hash sobre hash"
O que eu ainda não entendi está abaixo. Se em vez de responder for mais fácil passar alguns links, textos ou videos, também aceito.
1 - Como é gerado um hash?
2 - No blockchain do mundo real, todos os hashs tem que começar com 4 zeros? Sempre? Por que? Isso é suficiente para dizer que o bloco é válido?
3 - O que é "minerar" exatamente? Eu entendi que é basicamente chutar valores aleatórios em um campo específico do formulário do bloco, para que o seu hash comece om 4 zeros, é isto? Que campo é este, como chama? Qual o formato dele?
4 - Quantas soluções possíveis existem para um dado bloco? Por quê?
5 - O que impede de uma transação gerar um bloco já resolvido? Ex.: O hash já começa com 4 zeros mesmo sem nenhum valor no tal do campo usado na mineração.
6 - Por que este processo gasta tanto processamento, a ponto de não pagar energia elétrica?
7 - Com a crescente quantidade de gente minerando e crescente poder de processamento dos equipamentos, a tendência é que no futuro as resoluções sejam instantâneas? Se não, por quê?
8 - Que diabos é um gigahash ? O que é medido com isso?
Vi este video hoje, que me fez entender o suficiente para fazer estas perguntas.