Antes de tudo gostaria de deixar claro que possuo TD há tempos, com prazos variados de acordo com meus objetivos, e que sempre os levo até o vencimento. Não venderei papel nenhum!, só gostaria de entender como funciona essa "lógica" amplamente difundida na Internet.
Ultimamente temos ouvido pessoas gritando aos quatro ventos que a rentabilidade do Tesouro Direto +IPCA, por exemplo, foi espetacular e que foi maior que diversos outros tipos de investimento. Minhas dúvidas são:
- Faz alguma diferença o TD IPCA X ter subido 30% para quem não pretende resgatá-lo antes do vencimento, ou impacta de alguma forma nos rendimentos mensais para aqueles que permanecerão com o papel?
- Pelo que entendo, se mantermos o papel até o vencimento, resgataremos a taxa combinada durante o período, independente das váriações ao longo do ano, ou estou errado?
- Essa tal rentabilidade só é verdadeira para aqueles que venderem o título (trade), correto?
- Os títulos mais antigos são vendidos primeiro, certo? Desta forma, quem vende antes não pode cometer o erro de pensar estar vendendo um título que subiu 30% mas estar na verdade estar vendendo um papel até com rendimento negativo por ser mais antigo, por exemplo?
Não entendo muito bem o plano de quem faz isso, pois há de se reinvestir em algo após o resgate do TD e não pode ser no mesmo papel. E aí? O cenário da Renda fixa será outro na data do resgate, caso contrário não teria subido tanto. Vai pra renda variável? Fica girando o dinheiro?
Por favor, se puderem me explicar eu agradeço.