Olá, pessoal.
Sou novo aqui no bastter, tenho lido e aprendido muito. Queria começar a postar somente quando tivesse mais algum conhecimento, mas essa questão é um pouco específica.
Estou interessado em participar de uma licitação de um terreno aqui na minha cidade (Brasília), que será licitado pelo Governo, através do órgão que cuida dessas questões de imóveis/habitação.
O valor é alto (lance mínimo de 230k) e o terreno é pequeno, 220m², porém muito bem localizado.
O Governo financia em 20 anos (sistema SAC), a juros de 4% ao ano, porém a parcela é corrigida pelo IPCA. A entrada é de 5%.
Atualmente moro de aluguel, pagando quase o valor da parcela que existiria se eu fizesse o financiamento. Tenho o valor para construção investido.
Meu raciocínio: 4% a.a + Ipca é mais ou menos o que a renda fixa remunera, então em tese não seria uma dívida tão ruim assim. Sei que em 20 anos isso poderia mudar, mas enfim... eu poderia tentar pagar à vista, mas aí ficaria sem ter como construir (e o financiamento pra isso não seria bom). Tb não tenho pressa, dá para segurar o aluguel.
O que vocês acham? Financeiramente é um bom ""investimento"", considerando as opções que existem nessa área?