Bom; com o passar do tempo é natural que o nossos critérios de escolha com os estudos e amadurecimento mudem bastante... muitas empresas que eu considerava muito boas hj vejo como pouco vantajosas. Os critérios da minha carteira provavelmente irão mudar e ainda tenho bastante a aprender; mas atualmente são:
-Governança e Gestão
-Vantagem Competitiva
-Geração de Caixa Consistente
-Dívida controlada; -cheguei a uma conclusao interessante mas pelo menos na minha carteira-a empresa tendo boa governança/gestao e forte geração de caixa automaticamente terá dívida controlada; se não tiver houve erro de avaliação dos criterios anteriores
Até aí penso que não tem muita polêmica. Mas tbm estou utilizando mais alguns critérios:
-Cíclicas- para minha carteira não serve para Buy an Hold, talvez apenas para um eventual trade (de Driver); a excessao seria a EZTC pois mantem um alto caixa disponível e baixos lançamentos no período de retração o que gera pouco lucro nesse período mas não grandes prejuízos na retração do setor e nem gastos excessivos com juros de dívidas.
-Estatais- tbm na minha carteira não serve para Buy and Hold, pelos riscos de ingerências súbitas,pelo precário controle de gastos e baixa busca por resultados (a excessao aqui por enquanto tem sido a TAESA; a SABESP tbm até agora não apresentou grandes ingerências; mas pessoalmente não aprecio o setor- CAPEX inerente alto ao setor; forte influência do Estado direta-controlador e indireta-definição dos valores tarifários); as demais estatais talvez um eventual trade (possivelmente de valor). As estatais tem sim vantagens-principalmente no acesso a receitas e market share mas na minha avaliação pessoal essas vantagens não se sobrepoem aos malefícios.
As empresas da lista Buy and Hold recebem aportes regulares e de maior valor. As de trade apenas pontuais e de menor valor, ou com maior frequencia não recebem; ou seja as operaçoes "não se misturam"
Óbviamente ao excluir a maioria das cíclicas e das estatais reduz o número de empresas na carteira; então há leve reduçaõ de diversificação o que por si só já é um risco a ser levado em conta. Uma das medidas foi ampliar a RE.
Não estou indicando ninguém seguir meus critérios, afinal cada um deve formar seus próprios critérios; ao contrário gostaria de saber dos com mais tempo de estrada se estou pensando muita bobagem.