Ásia
As bolsas de valores da Ásia chegaram ao final da jornada desta quarta-feira, em sua maioria, acumulando perdas. O cenário de tensão geopolítica após os testes de mísseis realizados pela Coreia do Norte na segunda-feira e também a expectativa de uma possível elevação dos juros da economia americana deixam os investidores da região sob pressão.
Europa
Os mercados acionários da Europa iniciaram a jornada desta quarta-feira com perdas, mas passaram ao território positivo após a divulgação do orçamento do Reino Unido. No entanto, o cenário não se sustentou por muito tempo e parte das bolsas voltaram ao território negativo. Assim como em outras praças. A expectativa pelos dados do mercado de trabalho americano e pelo Fomc centram as atenções.
EUA
A agenda de quarta-feira reserva dois importantes indicadores do mercado de trabalho americano. O primeiro deles é o de vagas de trabalho do setor privado, que tem como aposta do mercado a abertura de 183 mil novos postos. Caso o indicador venha dentro do esperado, ou melhor, as apostas para uma elevação dos juros nos EUA vão crescer. O outro índice do dia é o que mede a produtividade e o custo unitário do trabalhador no 4º trimestre de 2016.
Brasil
Depois da divulgação que o PIB brasileiro recuou 3,6% em 2016, o mercado agora espera a divulgação de outro importante indicador, o IPCA de fevereiro, que será conhecido somente na sexta-feira. Enquanto isso, os analistas e investidores seguem de olho nos dados externos, principalmente do mercado de trabalho americano.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo