Bom dia Enfoque,
A redação da Agência Enfoque inicia agora a cobertura dos mercados desta segunda-feira, dia 20 de março de 2017.
A segunda-feira, a exemplo do restante da semana, será mais uma vez marcada por uma agenda econômica fraca, depois de um período bastante movimentando devido a decisão do Fomc de elevar os juros. Sendo assim, as atenções dos investidores voltam a se focar em dados externos e indicadores americanos que deve começar a dar sinais para o mercado sobre os próximos passos do Federal Reserve.
Na cena interna, alguns fatores merecem destaque para os investidores no decorrer da semana. O andamento das reformas no Congresso Nacional é de fundamental importância para ao ajuste fiscal, o que trará mais confiança para o mercado brasileiro na cena internacional. Na parte econômica, a prévia do IPCA de março, que será divulgado na quarta-feira, merece atenção especial uma vez que deve comprovar a tendência de desaceleração dos preços, abrindo assim espaço para corte mais agressivo dos juros.
A agenda americana mostra uma tranquilidade nesta semana após a decisão do Fomc de elevar os juros para 0,75% a 1,00%. No entanto, a divulgação de alguns indicadores da economia americana, como o de vendas de casas novas e existentes, além do de pedidos de bens duráveis. Mas, boa parte do mercado esperada o pronunciamento da presidente do Federal Reserve, Jantet Yellen, na quinta-feira pela manhã.
De volta ao Brasil, outro aspecto político de destaque é para o desdobramento das investigações da Operação Carne Fraca do Polícia Federal, que investiga a qualidade das carnes de importantes frigoríficos brasileiros. O grande ponto de preocupação é que as empresas brasileiras têm importantes contratos de exportação com mercados de grande relevância, como Estados Unidos e União Europeia. Perder um contrato de exportação com um desses mercados pode trazer prejuízos grandes para a economia brasileira e para essas empresas.
Ásia e Europa
As bolsas de valores da Ásia fecharam a segunda-feira com sentidos opostos. Na pauta do dia, os reflexos da reunião dos ministros das finanças do G-20 e a falta de um consenso na adoção uma política anti-protecionista, principalmente no que diz respeito às desvalorizações cambiais propositais. Com isso, na Europa a jornada é de perdas, com a queda do dólar e do petróleo afetando diretamente os negócios por todo o mundo.
Dólar
Depois de iniciar uma trajetória de alta em meio as sinalizações de alta dos juros nos Estados Unidos, o dólar comercial perdeu justamente força com a confirmação do aperto da política monetária americana. No entanto, sinais de que as elevações serão graduais e a volta do Banco Central ao mercado fizeram com que a moeda americana encerrasse a semana a R$3,1020, o que representa variação de -1,3%.
O Banco Central anunciou que vai realizar nesta quarta-feira leilão para a rolagem dos O Banco Central divulgou que irá realizar nesta segunda-feira um leilão de swap cambial para fim de rolagem dos contratos de abril. Serão ofertados até 10 mil contratos com datas de vencimento em junho ou julho deste ano. A operação está marcada para as 11:30 e deve durar 10 minutos.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo