Uma coisa que eu acho que é importante, pelo menos para mim, agora pode ser algo subjetivo.
Aqui estudamos muito e vemos muitas coisas relacionadas a investimentos. Isso é tão legal e importante que muda muito a conduta de muita gente. Uma das coisas importantes e muito repetidas é trabalhar mais para aportar melhor e isso realmente faz diferença. Em vez de focar em dividendos, taxas, etc.
Agora tem outra coisa muito repetida e eu não estava fazendo muito que é o bom-senso, e isso é subjetivo.
Eu por exemplo tenho meu salário, trabalho e estudo muito, e já estou conseguindo fazer meu aportes para minha realidade com tranquilidade. Agora nos últimos meses fiquei mais ganancioso financeiramente.... alguns se metem a fazer coisas que não sabem para ganhar a curto prazo, eu inventei de inserir muito trabalho a mais de maneira que acho que tenho uns 3 domingos livres no mês e olhe lá, que praticamente só faço dormir de cansaço... tudo para melhorar o aporte e poder comprar umas besteiras... isso para alguns pode ser tranquilo, mas eu percebi que não dá para mim (subjetivo)
Infelizmente isso tirou outra coisa importante que é tempo com os amigos, família (comer o almoço de sábado com meus avôs), pratico menos meu hobbie, vejo menos o meu cachorro... lógico que meu aporte melhorou legal, mas tenho que analisar, foi a troco de muito?
Eu vi que isso fez eu perder um pouco do equilíbrio, então diminui um pouco esse trabalho extra (mas ainda continuei um pouco para não relaxar e perder o foco). Com isso diminuiu um pouco os aportes mensais, mas o aporte em relações, e ao lazer me fez bem mais feliz e equilibrado.
Então esse post é só para vocês atentarem para o equilíbrio, o seu ponto de equilíbrio. Apesar do Bastter e outras pessoas/moderadores falarem muito no foca no trabalho para melhorar os aportes, eles também falam muito em ter bom-senso e ter uma vida melhor, ser razoável com as coisas. Isso pode passar batido pra que só ta olhando ação, tesouro e essas coisas o tempo todo... A ganância de ficar rico te leva muito a fazer besteiras. Minha mensagem aqui é só, foquem também na sua paz de espírito, nunca deixe ela de lado.
Abraço