Este assunto já foi amplamente discutido aqui e está mais do que esclarecido que não se deve investir enquanto tiver dívidas, ponto!
Estou na mesma situação que o @depine descreveu na última discussão desse assunto: emprego teoricamente estável e taxa de juros na faixa de 8% com a vantagem de poder usar o FGTS para amortizar de tempos em tempos e até então estava tranquilo com essa situação.
Porém, de uns tempos pra cá tenho cada vez mais pensado em quitar o financiamento, e digo isso considerando mais o aspecto psicológico e não o financeiro, ou seja, não estou mais confortável em investir e ter dívidas ao mesmo tempo.
Dito isso, vem a questão: como já tenho uma carteira montada com FIIs, ações e TD (na proporção 40/40/20% respectivamente) faz sentido sair dela inteira para quitar o financiamento?
Pergunto isso porque uma coisa é não fazer novos investimentos enquanto tem um financiamento, outra coisa é vender o que já está investido...
Pensei na hipótese de vender apenas as ações e o TD e continuar com os FIIs
Obs: minha carteira é apenas uns 10% maior que o saldo do financiamento, então se não vender os FIIs não conseguirei quitar o financiamento inteiro, mas mesmo assim conseguirei abaixar um pouco o valor da parcela, economizarei bastante em juros e estarei mais confortável com o novo valor da prestação. Obviamente não farei novos aportes até quitar o restante do financiamento, mas penso em utilizar os rendimentos dos FIIs para novas compras mensais.
Então, faz sentido? Fariam diferente?