A redação da Agência Enfoque inicia agora a cobertura dos mercados desta terça-feira, 28 de março.
A jornada de segunda-feira foi um dia marcado por ganhos nos mercados de ações com os investidores reagindo positivamente à derrota de Donald Trump no Congresso americano e também com a expectativa do mercado para a divulgação do PIB dos EUA. Por aqui, as atenções seguem voltadas para as reformas e também para o aumento de impostos.
A terça-feira será mais um dia de agenda fraca, com poucos dados de grande relevância na agenda. No entanto, além da expectativa de números da economia americana que vão servir para balizar as expectativas do mercado, os investidores estão atentos ao presidente americano Donald Trump depois de sua derrota ao não conseguir levar a votação o projeto que acaba com o Obamacare.
As atenções no cenário interno seguem voltadas para o Congresso Nacional e para o Palácio do Planalto. A expectativa é grande para o avanço da Reforma da Previdência e trabalhista, além do projeto de terceirização. As sinalizações de ontem dão conta que Michel Temer deve promulgar a terceirização seguindo o projeto da Câmara dos Deputados.
A expectativa é grande também para o anúncio, na quarta-feira, de cortes nos custos no orçamento brasileiro e das altas de tributos.
Ásia e Europa
As bolsas de valores da Ásia tiveram uma terça-feira de recuperação, avançando mais de 1,0%, com a valorização importante do dólar comercial diante das divisas. Com isso, o Nikkei saltou 1,14% e encerrou aos 19.202,87 pontos.
Na Europa, os mercados de ações operam perto da estabilidade, com os investidores atentos a dados econômicos locais. Na parte da manhã, o mercado ainda analisa de forma positiva a derrota de Donald Trump no Congresso.
Dólar
Mesmo a presença do Banco Central no mercado de câmbio e a queda do dólar diante de outras divisas não impediram uma nova valorização da moeda norte-americana na jornada de ontem. A divisa avançou 0,7% e encerrou a R$ 3,1310.
O Banco Central divulgou que irá realizar nesta terça-feira um leilão de swap cambial para fim de rolagem dos contratos de abril. Serão ofertados até 10 mil contratos com datas de vencimento em junho ou julho deste ano. A operação está marcada para as 11:30 e deve durar 10 minutos.
http://enfoque.com.br/