Um conhecido meu anda muito de bike.. mas muito mesmo.. tanto speed e mtb.. daqueles caras que somem na frente nas provas... faz maratona de 300km, prova curta, já foi para o Rio pedalando, etc.. deve estar com uns 48 anos..
Fez uma prova no domingo brava... eu conheço o circuito e hoje postou lá no grupo que realmente as subidas foram punks.. e são mesmo!! e colocou um grafico da frequencia cardiaca e do esforço que fez, mostrando lá que ficou 66% na zona 5... Algo em torno de 2 horas e 17 minutos. Ate ele assustou quando viu que ficou esse tempo todo nessa faixa. Ou seja, com o coração saindo pelo ouvido!!!
Sei que a tal frequencia por formulas é contestável e de pouca valia, etc... que cada um tem a sua frequencia, uns mais elevada e outros nao...
Mas nesse caso, pelo fato do cara ser atleta e ter um excelente preparo fisico, ele ficou o tempo todo fazendo um esforço bem extremo... seja na maxima ou nao... provavelmente o coração do cara deveria tá na garganta....
Ai vai minha dúvida....
Um esforço desse por tanto tempo pode causar um mal súbito?
Pode causar um problema cardíaco grave no longo prazo?
Não quero discutir frequencia cardiaca, formulas ou zona... a pergunta é essa.. Fazer muito esforço com o coração saindo pelo ouvido, sem diminuir o ritmo, pode causar um piripaque ou um problema sério?