Bom dia pessoal.
Recentemente, vi uma questão no FII Thera (THRA11B) que me chamou a atenção. Como pode ser algo a se repetir com outros fundos, vou postar aqui no grupo de FIIs, ao invés da página específica.
- Abri o relatório trimestral do fundo:
Fundos.NET- Como se trata do 4tri, o demostrativo de resultado acumula o 3tri. Então temos a visão semestral do resultado.
- Nele, vemos que o fundo teve um resultado positivo de R$ 881.262,63.
- Pela "Regra dos 95%", o fundo é obrigado a distribuir, no mínimo 95% desse resultado, ou seja, R$ 837.199,50. (R$ 0,57/cota)
- Ele não precisaria distribuir mensalmente, mas, no mínimo, ao final do semestre.
- Porém ele não o fez, o que me causou estranheza, já que praticamente não há excessão à regra.
- Depois de muito estudar, não vi outra alternativa a não ser contactar o administrador.
- Enviei um e-mail. Sem resposta. Aguardei uma semana. Reiterei o e-mail. Ainda sem resposta.
- Essa semana, eu liguei pra lá.
- Em geral, minhas experiência ao contactar o gestor/administrador por telefone são bem ruins, já que, em geral, quem atende a ligação não tem o menor preparo para responder as questões.
- Para minha surpresa, isso não aconteceu. Fui muito bem atendido por uma pessoa muito gentil e que conhecia plenamente a situação.
- Resposta ao mistério: eles fizeram uma consulta à CVM, alegando que o fundo estava com alguns prejuízo acumulados e questionando se, nesse caso, não seria mais prudente aguardar que esse prejuízo fosse zerado antes de começar a distribuir. E a CVM concordou.
- Ou seja, os resultados estão sendo usado para zerar o prejuízo. Nos últimos informes, eles começaram a mostrar esse número: hoje em cerca de R$ 1,7 milhão. (
Fundos.NET)
- Quando esse prejuízo acabar (expectativa que seja ao longo do segundo semestre do ano), o fundo começará a distribuir rendimentos.
Questionei se essa Consulta à CVM poderia ser publicada (ou enviada para o meu e-mail), para que eu conhecesse o conteúdo e a resposta foi que não. Então, não dá pra saber se essa autorização foi apenas para o Thera ou se é mais geral. Eu poderia ter perguntado isso, mas só pensei nisso depois de desligar.
Porém, acredito que também haja uma autorização semelhante para o CEO Cyrella (CEOC), já que ele também passou a informar seu resultado negativo acumulado. (
Fundos.NET)
Mas esse é o resumo: a CVM autorizou que um fundo com resultados negativos passados utilize resultados positivos futuros até que fique zerado e só após isso seja feita a distribuição. Ou seja, criou-se uma flexibilidade à "Regra dos 95%".
Não vejo isso como bom ou ruim para o Thera ou para o CEO Cyrella, pode até ser bom, por permitir ao fundo estabelecer uma reserva de contingência ou algo assim. No curto prazo, isso vai retardar a distribuição de rendimentos, mas não vejo nada de preocupante para o longo prazo.