16 Mudando de opinião sobre Amortização do Imóvel vs Investimento comentada em 13/04/2017 10:48 FIIs e Imóveis ChicagoLoop em 12/04/17 22:40 comentada em 13/04/2017 10:48 Após ler várias vezes o pessoal dizendo que é melhor focar em pagar a dívida antes de investir vou começar a fazer isso.O que mudou foi minha forma de pensar, pois quando você amortiza o financiamento imobiliário não se está pagando uma dívida. O que estou fazendo na verdade é investindo no "imóvel". Então ao invés de colocar o dinheiro em RF estou colocando no imóvel. E quando ele tem valor se valoriza.Usando FGTS e Amortização posso pagar o imóvel em 30 meses. Usando apenas FGTS posso pagar em 90 meses.Fazendo uma conta de padeiro (me corrijam qualquer erro) tirei o seguinte:No primeiro caso eu pagaria muito mais rápido e poderia acumular 60 meses referente ao valor financiado e 60 meses de FGTS que não usaria. Nos meus cálculos usei também amortização a cada 10 meses, logo teria 6 vezes o valor da amortização.No segundo caso teria 9 vezes o valor da amortização e 18 meses de FGTS acumulado.O primeiro caso me daria 13% a mais. Com os meus valores daria uns 50 mil.Resultado. Um investimento muito mais seguro que investir em RF e com resultado melhor.