Véspera da páscoa, dia de limpar as gavetas e jogar tudo que não presta fora. O ovo é o símbolo desta nova vida.
Entrei uma vez num táxi que o cara guardava tudo que os clientes perdiam dentro dele. Sapatinho de bebê e chupeta pendurados no espelho retrovisor é o mais comum se ver por aí. Fiquei com vontade de deixar alguma coisa, pensei no que esqueceria dentro dele. Na minha pasta eu tinha uma caneta bic, tirei a carga, época de dureza, e deixe somente a embalagem.
Ontem, mexi nas minhas gavetas em busca do que jogar fora.
O primeiro celular, "jogue, isto nem presta ficar aqui", diz minha senhoura. De jeito nenhum! E se meteu na minha vida a ponto de querer que jogasse o meu ensaio infalível de ganhar dinheiro em daytrades sem ficar louco, doente ou pobre, contrariando o pensamento dos irmãos. Claro que aquela porcaria não funcionou, mas preciso deixá-los à posteridade, que não repitam meu erro.
Meu pai não jogava nada fora. Era inventor, inventou dez filhos.
Uma vez inventou um sistema de captação de ventos por aletas, queria quebrar o paradigma das hélices dos geradores eólicos. Era como se fosse uma roda de bicicleta raiada, livre para girar, girava também cada aro impulsionado por uma espécie de argolas que captava o vento e transmitia a energia captada pelo aro que gira entorno de si mesmo, girando a roda, esta o eixo do gerador...confuso, mas produzia 36 vezes mais energia. Fez isto em 96. Há três anos a Virgin patenteou um sistema com o mesmo conceito. Meu pai era fera. Patenteou 14 artefatos, vivia disto.
Cadê este estudo dele? Não o encontro, mas deve estar em algum lugar. Por isto que não jogo nada fora, pode que sem querer os desenhos dele vão junto.
Mas tirar o pó eu tiro, quer dizer, tiram. Não sou afeito aos serviços domésticos.
Tive uma namorada que namorava um monte de gente, também. Numa véspera de páscoa ela me avisou que eu não era o homem da vida dela, jogava-me fora. Ok, se era o que queria, mas com a lábia daqueles tempos de boniteza propus uma última brincadeirinha, quem sabe não me jogasse fora. Topou, gozou e nua e crua sentenciou: "tchau". Mas é assim, olhar a coisa como um brinquedo e somente depois se decidir se vale a pena jogar fora.
Meu amigo Meila - dono do shopping RioSul - dizia que se joga fora o que não se quer mais, simples assim. Mas é uma faca de dois gumes. O fundador da Ducal José Luis Moreira de Souza que fez a Torre Rio Sul se desencantou com este tipo de negócio e um dia o jogou fora, o Meila foi lá e comprou, dez dias depois vendeu pelo dobro 50% do que pagara.
Será um dia trabalhoso encontrar o que devo jogar fora, com esforço não conseguirei, nunca consigo, vamos ver.