Pessoal, vez por outra surgem dúvidas à respeito de performance de computador, RAM, HDD, SSD, etc. Fiz uma explicação (bem resumida) do funcionamento de carga dos aplicativos e do próprio sistema operacional para tentar ajudar.
A formatação do desenho abaixo ficou mais ou menos:
RAM
0 GB (Área de Execucao) (Área de Cache de RAM) 8 GB
+----------------------------+----------------------------------------------+
|Word, Excel, Irrf, ETC | Word.EXE, Excel.EXE, Irrf.EXE, Documento.PDF |
+----------------------------+----------------------------------------------+
SSD/HDD
500GB, 1TB, etc
+-------------------------------------------------------+
| WORD.EXE, EXCEL.EXE, IRRF.EXE, DOCUMENTO.PDF |
+-------------------------------------------------------+
Área de execução:
Área onde os programas que estão abertos no momento (simultaneamente) ficam.
Área de Cache de RAM:
Restante da memória que não está em uso pelos programas atualmente abertos que o sistema operacional usa como área temporária para agilizar a carga dos dados, que já foram lidos. Comparando com o mundo real seria como se alguém te pedisse água (você está na sala), aí voce vai na cozinha (SSD/HDD) e pega um copo de água e trás a garrafa (CACHE). Aí essa mesma pessoa te pede outro copo de água novamente, você não volta na cozinha, você tira da garrafa que já está na sua mão. A capacidade de carga da sua mão é o CACHE. Se sua mão já estiver ocupada com outra coisa (sobremesa por exemplo), você não conseguirá trazer a garrafa e terá que voltar na cozinha (SSD/HDD) para buscar outro copo de água o que será mais lento.
Continuando...
Note que não defini onde termina a área de execução e onde começa a área de cache de RAM, isso ocorre porque ele é elástico, ou seja, quanto mais memória tiver e menos programas abertos ao mesmo tempo, maior será a área de cache. Esta vai diminuindo de acordo com que voce começa a rodar programas simultaneamente (o sistema operacional começa a descartar o que tinha armazenado).
Quanto maior a área de cache melhor. Só que isso só vai ocorrer se tiver memória RAM sobrando. Se não tiver, o sistema operacional será obrigado a deixar tudo para a área de execução (essa é prioritária), então quando você fechar o Word por exemplo, se você abrir ele novamente, o sistema operacional será obrigado a ler do SSD/HDD novamente (Cozinha).
Se sua memória RAM for muito pequena e você começar a rodar muitos programas simultaneamente, chega a um ponto crítico em que o Sistema Operacional é obrigado a jogar temporariamente um ou mais programas dos que estão abertos (os que estão minimizados ou em segundo plano) para o HDD/SSD, aí é quando as coisas complicam e o computador vira uma tartaruga, isso se chama memória de SWAP. Isso mesmo! Ele joga a ÁREA DE EXECUÇÃO dos programas para o SSD/HDD e é aí que começa os problemas
Na verdade quando você abrisse uma quantiade de programas ao mesmo tempo na área de execução superior ao tamanho da RAM total disponível era para o computador travar e/ou dar uma mensagem de erro. Ao invés disso o sistema o sistema operacional usa esse artifício do SWAP para o computador continuar funcionando. Só que o preço disto é a lentidão que pode ser extrema. Você já viu quando voce começa a mexer nos programas e a luz do HDD começa a piscar sem parar mesmo você aparentemente não estando carregando nada? É o SWAP em ação.
Voltando ao Cache de RAM...
E isso serve para tudo, tanto para seus programas, quanto os próprios arquivos do sistema operacional, seus arquivos de fotos, documentos de texto, etc.
Isso na verdade nem é feito a nível de arquivo mas de "clusters" (mas aí vai começar a ficar muito complicado e muito técnico e não é o foco deste texto). Mas você pode imaginar como se fosse arquivos que para o entendimento serve perfeitamente.
Quando você tem um SSD ele será inevitavelmente mais rápido na carga do sistema operacional do que um HDD. Isso porque quando você liga o computador, o sistema operacional está todo no SSD/HDD. Então como o SSD é mais rápido que o HDD a inicialização do sistema operacional será mais rápida.
Depois que o sistema operacional já foi carregado, novamente a primeira vez que você carregar um aplicativo, de novo com o SSD vai ser mais rápido que o HDD.
Mas se você tiver muita memória RAM disponível essa diferença tenderá a diminuir cada vez mais de acordo com que você for usando o computador. E isso é o que vai acontecer com mais frequência porque tendemos a ficar no(s) mesmo(s) programa(s) o tempo todo durante o uso do computador, neste momento a diferença entre o HDD e o SSD desaparece.
Isso ocorre porque o sistema operacional estará o tempo todo abastecendo a Área de Cache de RAM e aí ele pára de acessar o SSD/HDD e fica apenas girando entre a "Área de Execução" e a "Área de Cache de RAM".
Então, o SSD tende a ser mais eficiente em computadores com menos RAM. Você verá mais diferença neste caso, porque como ele terá pouca memória ele usará muito o SWAP que expliquei anteriormente. E aí sim, fazer o SWAP em um SSD será extremamente mais rápido que em um HDD.
Ressucitando um computador velho:
Por exemplo: se você pegar um computador velho com pouca RAM ele tenderá a fazer muito "SWAP" devido a essa falta de memória RAM. Então se você colocar um SSD nele, você provavelmente verá uma diferença absurda, porque o SSD na verdade é uma memóri e fazer o SWAP no SSD é muito mais rápido que em um SSD.
Mais um pouco de informação:
Existe também o "Cache de Processador" que é quando o processador requisita um dado que está na RAM, só que a RAM é considerada "LENTA" em relação ao CACHE do processador, normalmente chamado de L1, L2 e L3. Aí neste momento a RAM se torna o "HDD" da vez. Mas isso é bem mais complexo de explicar. Mas resumindo um pouco, os computadores top de linha i5, i7, "tendem" a ter mais deste tipo de cache, o que os torna mais rápidos na execução dos programas.
A intel comercializa um processador chamado "Celeron" que não sei se vocês conhecem. Esses processadores são chamados de baixo custo e tendem a ter menos deste tipo de CACHE o que os tornam significativamente mais lentos.
Espero que tenha ajudado aí para vocês poderem escolher a compra de seus computadores e ou upgrades.