Venho estudando a algum tempo o forum e assistindo aos vídeos do Bastter, mas ainda me falta uma resposta.
Já entendi que a taxa não ganha de tempo e que CDB de banquinho é Sardinha.
Então fiz um aporte de uns valores acumulados e coloquei 10% em Tesouro IPCA+ 2045 (NTNB Princ), e 90% em Tesouro Selic 2023 (LFT), Tendo em vista a imprevisibilidade, mas minha ideia é sempre aportar 20% do que ganho em Tesouro IPCA+ Principal, no de maior vencimento, e o que eu conseguir poupar além disto colocar em Tesouro Selic.
Eu já possuo uma reserva de emergência na poupança.
1- O Bastter sempre fala para comprar os títulos que você consiga levar até o vencimento, e sempre comprar o de maior prazo possível do NTNB Principal, até aí tudo bem, mas quando que será possível usufruir deste patrimônio, para comprar uma casa ou fazer uma viagem ou adquirir qualquer coisa que seja, pois vejamos, no caso do Tesouro IPCA+ 2045 (NTNB Princ), se eu resgatar somente no vencimento devo esperar por volta de quase 30 anos e lá estarei com quase 60 anos, ou posso nem estar vivo até lá, qual é a jogada do negócio vender um pouco dos títulos antecipadamente? Mas tem o problema da marcação a mercado, logo, é um dinheiro que deve ficar travado para a aposentadoria? e Se surgir um Tesouro NTNB principal 2060? o que fazer?
2- A minha ideia de aportar alguma coisa no Tesouro Selic é justamente acumular o que eu conseguir lah e usar para comprar algumas coisas a curto prazo que venham surgir e não me permitam um planejamento com antecedência, estou no caminho certo? Sugestões?