Data original: 12/05/2017
Pode parecer meio vago para os mais novos dizer que você deve:
1 - Investir em Você
2 - Cuidar da Família
3 - Praticar Esportes
4 - Acumular patrimônio
Eu falo isso porque mesmo após quase 2 anos frequentando assiduamente o site, ainda me pego tendo clicks e mudando as ideias.
Então apresento abaixo uma pequena destrinchada nisso, que é o meu entendimento até agora.
1 - Parar de achar que qualquer coisa na vida é garantido. Nada é garantido, nem nosso emprego, nem nosso patrimônio, nem o futuro. A única coisa que existe é o presente e a melhor forma de garantir o futuro é ter alternativas, quanto mais melhor. Quando isso entra na nossa cabeça, passamos a procurar incessantemente por alternativas, investindo em educação, aprendendo coisas novas, empreendendo, criando. Vale também investir em se tornar uma pessoa melhor, sendo menos egoísta, menos mesquinho, menos avarento, menos ranzinza etc. Isso nos permite, como dizem os religiosos, "acumular o tesouro dos céus", que apesar de parecer moralismo está bem longe disso, pois ao melhorar como pessoa melhoramos tudo à nossa volta e os benefícios disso são inimagináveis. O que nos leva a...
2 - Perceber o valor que a família tem na nossa vida, as oportunidades que ela nos dá de evoluir internamente, de nos doar um pouco e tirar a nós mesmos do centro da nossa vida. Ocupar-se de cuidar das pessoas que amamos faz bem para a alma e também traz bons frutos. Além de nos ajudar a tirar coisas totalmente fúteis do foco, o que leva a...
3 - Aprender que o bem mais precioso que temos é a nossa saúde, pois quem não tem saúde não consegue ter independência, liberdade. Todos chegaremos nesta fase algum dia, mas podemos decidir por tentar atrasar ao máximo a chegada dessa hora. Então temos que começar a nos mexer agora mesmo. Achar alguma atividade física que gostamos e se dedicar, suar a camisa, fazer arder o peito!
4 - Por último, ter disciplina financeira, gastar menos do que ganhamos e investir a sobra em ativos de valor. Isso evita problemas financeiros, que podem surgir mesmo que você cumpra à risca os 3 itens anteriores. MUITO IMPORTANTE: não colocar este item acima de todos os demais. Dos 4 ensinamentos, apenas 1 é sobre dinheiro, todos os outros são sobre você. Isso não é por acaso.
Obrigado por lerem!