Digamos que você possui uma empresa lucrativa de petróleo no Rio de Janeiro.
Você produz 10 milhões de barris de petróleo por ano.
Quando você somar os seus custos e despesas operacionais, você percebe que custa 35 USD para produzir 1 barril de petróleo.
Se o barril estiver sendo vendido por 40 USD, então você lucra 5 USD por barril.
Digamos que a demanda por petróleo cresça no próximo ano, e o preço saia de 40 USD por barril e vá para 56 USD por barril, o que equivale a um aumento de preço de 40%.
Como os seus custos de produção são de 35 USD por barril, e agora o preço do petróleo está em 56 USD por barril, isso significa que seu lucro agora é de 21 USD por barril.
Isso é um aumento de 320% no lucro.
Isso seria uma espécie de alavancagem “natural”? Por causa da alavancagem, seus lucros não aumentaram "apenas" 40%, mas sim 320%.
E se o petróleo subisse de 40 USD por barril para 68 USD por barril, gerando um aumento de preço de 70%? Isso lhe daria um lucro de 33 USD por barril, que é um aumento de 560% no lucro.
Acho que essa ideia de alavancagem é presente nas empresas exploradoras de recursos naturais. Um pequeno aumento no preço pode causar um grande aumento nos lucros e uma pequena diminuição no preço pode causar grandes prejuízos.
Vai que é por isso que classificam este tipo de empresa como "cíclicas".