Mercados devem apresentar sinais opostos nesta sexta-feira, 19, com investidores de olho no Brasil, Europa e Estados Unidos. Nesta manhã, as bolsas europeias e o indicador futuro das bolsas norte-americanas operam em campo positivo.
Ásia
Na Ásia, as bolsas finalizaram o pregão com ganhos. O índice Nikkei, cotado aos 19.590,76 pontos, registrava ganhos de 0,19%.
Europa
Na Europa, o cenário não é diferente e bolsas sobem nesta manhã.
Por lá o destaque fica por conta da Alemanha. O Destatis anunciou que o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 0,4% em abril deste ano, um resultado acima do esperado pelo mercado (+0,2%).
Estados Unidos
Em Wall Street, o indicador futuro das bolsas norte-americanas aponta para uma abertura em campo positivo.
Brasil
Internamente, o panorama político doméstico deve permanecer pautando os negócios. Na agenda econômica estão previstos a confiança industrial pela CNI e a arrecadação de impostos.
Ontem, o Ibovespa atingiu o limite máximo de oscilação diária logo no início da sessão, quando então o chamado circuit breaker (travamento temporário dos negócios) foi acionado. Ao longo do dia, no entanto, os ânimos foram se recompondo e o mercado teve uma leve recuperação. Com a queda generalizada de praticamente em todos os setores, com exceção daqueles fortemente expostos à exportações, como papel e celulose, além de mineração, o benchmark da bolsa brasileira fechou aos 61.597 pts (-8,80%), com giro financeiro da Bovespa em R$ 24,783 bilhões, sendo R$ 24,289 bilhões no mercado à vista.
Enfoque - Cotações, Gráficos, Notícias e Conteúdo