Olá, boa tarde. Conversei no particular com o @Buy_and_hold64 que me orientou abrir um tópico geral para fazer a pergunta.
Vou explicar a situação para poder fazer a pergunta.
Minha renda mensal LIQUIDA é de X.
Desse valor, 1/4 vem na forma de pagamento PF.
3/4 vem na forma de pagamento via PJ.
No caso, tenho 50% de participação numa PJ LTDA com tributação por lucro presumido.
Lembrando que estes 3/4 que recebo da PJ é descontado o IR que a empresa paga + gastos.
Minha dúvida, é na declaração de imposto de renda.
Pois na parte de rendimentos, é colocado o 1/4 X que recebi como PF + o pro-labore de um salário mínimo recebido da empresa.
Na parte de rendimentos isentos recebidos de PJ, ao meu ver, colocaria o valor de 3/4 X como dividendo recebido da empresa.
Porém, aqui está minha DUVIDA:
O contador disse que eu não posso declarar no IR 100% da minha parte na renda da empresa como Dividendo. Apenas uma porção (que seria um terço aproximadamente).
E o grande porém, ao meu ver, é o seguinte:
Eu recebi 1/4 de X como PF.
O pro-labora de um salário mínimo.
E algo como 1/4 de X como dividendo da PJ.
Mas meu patrimônio, total, aumentou mais do que a soma acima (tendo em vista que a maioria dos meus ganhos vieram da PJ, mas ele só declarou que eu recebi 1/3 do que eu realmente recebi).
É isso mesmo? Ele me disse que não teria problemas pois se a receita perguntar esse dinheiro estaria justificado por constar como "caixa" da empresa (e sendo 50% dono, teria direito à minha parte).
Ficou clara a dúvida? Agradeço desde já qualquer ajuda.