Olá pessoal,
Gostaria de sugestões de vocês pra formas de se medir o "efeito manada".
Quero esclarecer que não é pra minha prática de investimento, nem pra criar um modelo pra ficar rico do dia pra noite nem nada.
É só que pra fins de um estudo, em um contexto um pouco diferente do site mas ainda se tratando de acões, eu gostaria de "medir" o nível de efeito manada no preco das acões, e da bolsa em geral, inclusive de uma forma comparável com outros países até pra falar que aqui é mais "manadeiro" ou menos que os EUA, por ex.
Vou dar um exemplo de uma que considero mais óbvio, que seria a variacão do PIB, partindo do entendimento que quando o país como um todo vai mal, existe um efeito manada de sair da bolsa. Precisaria de outras sugestões.
Outra possibilidade seria considerar eventos relevantes, como a delacão da JBS ou a deflagracão da operacão Carne Fraca, estou aberto também a estas sugestões mais específicas a uma empresa, porém o estudo será feito com uma faixa de 100 empresas ou mais, ao longo de vários anos, e não é factível ficar levantando eventos individuais que impactam uma empresa ou setor específico, mas seria também outro exemplo de métrica.