Parecido com o texto anterior, mas numa situação mais drástica.
Nunca aconteceu comigo, mas vi de perto dois amigos passarem por situações difíceis por causa das empresas em que trabalhavam.
É muito importante uma análise constante da empresa em que trabalhamos, mesmo quando a situação inicial é boa.
Parece muito com a situação que o Bastter fala sobre investimentos. Às vezes as pessoas gostam muito de trabalhar na empresa, são felizes, a empresa começa a entrar em declínio, e o sujeito se nega a aceitar a realidade. Ficam sempre esperando um turn around, que nunca vem. No final das contas, não recebe nem o salário devido, fica em situação ruim no mercado, tem seu nome envolvido em problemas mais sérios com fornecedores e empregados, etc.
Amigo, se o barco está naufragando, seja o primeiro a pular fora. Não queira dar uma de herói. Se você não é sócio da empresa, não tem participação ativa na sociedade ou não é dirigente para tomar as decisões da mudança, vai ficar esperando o quê? Torcer para o diretor resolver o problema e mudar sua vida?
Isso é igual a ficar torcendo para o balanço do ano que vem vir melhor e resolver o problema do prejuízo do ano anterior.
Os dois casos que acompanhei de perto eram de empresas médias, que meus amigos tinham um nível alto, próximo aos donos, mas sem poder de decisão para mudar os rumos da empresa. Tinham uma grande equipe subordinada e acreditaram longamente nos donos de que a situação iria melhorar. Os dois, acreditem, chegaram a trabalhar um ano (!) sem receber salários, ouvindo todos os tipo de promessa! Ouviram até mesmo que ganhariam uma participação na empresa quando as coisas melhorassem. O final foi o mesmo: a empresa quebrou, o nome deles no mercado ficou bem ruim, ficaram sem reserva nenhuma pois neste um ano consumiram tudo o que tinham, e nunca irão receber os salários atrasados...
Eu sempre monitoro as empresas em que trabalho e tenho em mente o seguinte: se atrasar o salário um dia sequer, pulo fora na hora. Não porque seja tão importante receber em dia, mas porque quando a empresa atrasa do salário é porque já está devendo todo o resto há muito tempo (bancos, fornecedores, aluguel, etc) e normalmente não há transparência quanto a isso. Então uma reversão de tal situação é improvável.
O mesmo vale para fornecedores. Se o seu fornecedor atrasa salários e empregados, ou não paga seus próprios fornecedores, encerre o contrato imediatamente e procure outro, pois com certeza você irá ficar na mão...